“Relatos Selvagens” é eleito melhor filme de ficção no Platino
Marbella (Espanha), 18 jul (EFE).- “Relatos Selvagens”, co-produção espanhola e argentina, foi agraciado com o prêmio de melhor filme de ficção ibero-americano da II edição do Prêmio Platino, em cerimônia neste sábado na cidade de Marbella, no sul da Espanha.
Um dos produtores do filme, Agustín Almodóvar, dedicou o prêmio a seu irmão Pedro Almodóvar e a Esther García, co-produtora do longa.
O diretor do filme, Damián Szifrón, ganhador do prêmio de melhor diretor, agradeceu novamente a seus familiares e companheiros neste laureado longa-metragem.
O prêmio foi entregue pelo ator americano de origem mexicana Edward James Olmos e o intérprete português Joaquím de Almeida.
Concorriam a melhor filme o cubano “Conduta”; o espanhol “A Ilha Mínima”; “Mr. Kaplan”, co-produzida por Espanha e Uruguai, e a co-produção entre Venezuela, Peru e Argentina, “Pelo Malo”.
“Relatos Selvagens” foi o grande vencedor da noite ao ganhar oito dos dez prêmios a que foi indicados, e além de melhor direção, melhor atriz, melhor roteiro, melhor trilha sonora, direção de som, montagem e direção de arte.
O longa ganhou o Prêmio do Público no festival de cinema de San Sebastián de 2014, e foi indicado a melhor filme estrangeiro no Oscar deste ano.
Estruturado em torno de seis curtas que narram histórias independentes carregadas de intriga, comédia e violência, “Relatos Selvagens” bateu recordes de bilheteria na Argentina e obteve uma notável recepção em todos os países em que foi exibido.
O melhor filme de animação foi o brasileiro “O menino e ou mundo”. O melhor documentário foi “O sal da terra”, dirigida por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. O prêmio de melhor ator no prêmio Platino foi para Oscar Jaenada, por “Cantinflas”EFE
jl/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.