Relembre os principais papéis de Alan Rickman, o Snape de “Harry Potter”

  • Por Jovem Pan
  • 14/01/2016 12h18
Divulgação Alan Rickman como o professor Snape

Nesta quinta-feira, a família de ator Alan Rickman, conhecido mundialmente por seu papel como o professor Severo Snape, confirmou a morte do ator. Vítima de um câncer, ele fleceu aos 69 anos de idade.

Apesar de seus fãs recentes terem tido contato com seu trabalho pela saga “Harry Potter”, ele se destacou em uma série de outros personagens. Sua atuação em “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões”, por exemplo, rendeu a ele o prêmio Bafta de Ator Coadjuvante.

Confira abaixo dez grandes papéis de Alan Rickman:

Duro de Matar (1988)

Seu primeiro personagem no cinema, o vilão Hans Gruber chamou atenção no thriller estrelado por Bruce Willis. Saído da peça “Les Liaisons Dangereuses” (“Ligações Perigosas”, em português), em que foi um verdadeiro sucesso, ele começou sua carreira cinematográfica com um grande blockbuster.

Um Romance do Outro Mundo (1991)

Feito para a série da BBC “Screen Two”, o filme foi estrelado por Rickman ao lado da atriz Juliet Stevenson. Com Anthony Minghella como diretor, Alan teve no longa um dos paéis mais marcantes de sua carreira. Ele viveu o namorado de Juliet, que voltou para assombrá-la após sua morte.

Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991)

Contracenando com atores como Morgan Freeman, em “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões” Rickman impressionou na pele do Xerife de Nottingham. Pela sua interpretação do vilão Alan faturou o prêmio Bafta de Melhor Ator Coadjuvante.

Três Amores e uma Paixão (1991)

No filme sobre um relacionamento incestuoso e obsessivo, Rickman atua como irmão do personagem de Clive Owen, e ambos se aproximam de Natalie (Saskia Reeves). Quando Richard (Owen) se casa com Natalie, eles percebem os problemas da relação, principalmente quando Sinclair (Rickman), irmão de Richard, entra em cena.

Razão e Sensiblidade (1995)

Baseado no romance homônimo de Jane Austen, o filme foi indicado em sete categorias ao Oscar e 11 ao BAFTA, cujo prêmio de Melhor Ator foi para Alan Rickman. No longa, ele vivi o coronel Brandon, que sofre por amor a Marianne Dashwood (Kate Winslet).

Heróis Fora de Órbita (1999)

Como Alexander Dane, ator que vive do sucesso da série de ficção “Galaxy Quest”, Rickmann mostra seu lado cômico. Na história, ele continua indo a convenções científicas e outros eventos por causa do programa que terminou já há 20 anos, mas ainda faz sucesso com os fãs.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

No primeiro filme da saga, Alan Rickman protagoniza a cena da primeira aula de Poções de Harry Potter, em que ensina uma importante lição ao bruxo. Ao flagrar Harry conversando com amigos, o professor faz uma pergunta a ele, que não sabe responder. A bronca foi tão grande que ficou eternizada no portfólio de Rickman.

Simplesmente Amor (2003)

No filme temático de Natal, ele é alvo de ciúmes de sua esposa, interpretada por Emma Thompson. No longa, ela acredita que Harry está apaixonado pela secretária. Apesar do ator não ter recebido indicações a prêmios, o filme concorreu na categoria de Melhor Elenco no Phoenix Film Critics Society Awards e Washington D.C. Area Film Critics Association.

Um Pouco de Caos (2014)

Contracenando com Kate Winslet, Alan repete a parceria sucesso do filme “Razão e Sensibilidade”. Desta vez, entretanto, ele é ator e diretor. Na trama, interpreta o rei Luís XIV.

Eye in the Sky (2015)

Antes de partir, Alan Rickman deixou pronto o filme “Eye in the Sky”, que será lançado nos cinemas brasileiros no dia 10 de março de 2016. Dirigido por Gavin Hood, ele contracena com Helen Mirren em uma missão para capturar um grupo de terroristas no Quênia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.