Quer fugir da folia? São Paulo oferece atrações culturais durante o Carnaval

  • Por Jovem Pan
  • 22/02/2020 10h41
Divulgação/Governo de SPPinacoteca de São Paulo é uma das opções

Quem vai passar o Carnaval em São Paulo, mas não quer cair na folia, pode aproveitar uma série de atrações culturais na cidade. Uma delas é a visita educativa à exposição “Arte no Brasil: uma história” na Pinacoteca de São Paulo, no sábado (22). No mesmo dia, no Museu da Imigração, haverá contação de histórias, com O Baile de Carnaval, que apresenta o Pierrô, a Colombina e o Arlequim.

No domingo e na segunda-feira (23 e 24), das 10h às 15h, o museu convida as famílias a participar do JogaJunto, atividade com jogos relacionados ao acervo que estimulam a interação e o olhar sobre as obras em exposição.

Todos os dias, exceto terças-feiras, a partir das 10h, o público poderá conferir as exposições em cartaz: a mostra interativa “Flamboyant”, que utiliza linguagens do desenho e da escultura para explorar os limites entre arte, design e espaços de convivência; e a exposição “Fernanda Gomes”, em que a artista usa materiais submetidos à operações manuais como amarrar, pendurar, raspar, juntar ou apenas posicionar e espalhar no espaço.

Futebol

O Museu do Futebol realiza, na terça (25), às 11h e às 14h, a Oficina de Máscaras de Carnaval, que convida os participantes a criar personagens usando sacolas de papel. Às 13h, será apresentado o musical Tucantaconto de Carnaval, voltado para crianças e seus familiares, com a participação de um trio de músicos que traz, no repertório, as tradicionais marchinhas do universo carnavalesco.

Fábricas de Cultura

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha promove, no domingo (23), das 14h às 17h, a Fábrica na folia – matinê infantil, com músicas, máscaras, confetes e serpentina.

Na Fábrica de Cultura Diadema, no sábado (29), a partir das 14h, acontece o pós-carnaval 1º Carna Fábrica Misturadin, quando um cortejo sai pelas ruas de Diadema com apresentações do Bloco da Moça, tradicional da cidade; Batuque Abayomi, de mulheres percussionistas, e o Baque de Minas da Resistência, grupo percussivo feminino e de ritmos da cultura popular nordestina.

Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, no sábado (29), tem o CarnaFábrica 2020, bloco que sairá pela região às 14h, chamando a comunidade para participar da festa. A Fábrica de Cultura Vila Curuçá promove no dia 22 (sábado), às 11h, a oficina Fantasias do Brasil, atividade de confecção de fantasias com materiais recicláveis. Na quarta (26), às 16h, o encontro de leitores Brasil, Frevo e Capoeira promove um bate-papo em torno dos livros O Brasil em festa , de Sávia Dumont, Almanaque do Carnaval “, de André Diniz, e Pequena História da Música Popular Segundo seus Gêneros, de José Ramos Tinhorão.

A Fábrica de Cultura Itaim Paulista disponibiliza fantasias, instrumentos, máscaras, serpentinas e bolhas de sabão para a criação do Bloco da Pedra Pequena. A ação, inspirada no livro Almanaque do Carnaval, de André Diniz, será realizada no dia 29 de fevereiro, às 11h e às 15h. Na Fábrica de Cultura Parque Belém, sábado (22), às 16h, a atividade Máscara de Carnaval convida o público a confeccionar adereços para curtir a folia.

Projeto Guri

O Bloco do Guri leva 570 alunos do Projeto Guri dos cursos de percussão, coral, violão e sopro para apresentações de marchinhas e músicas nas praças das cidades. Os grupos percorrem onze cidades do interior, entre elas Piracicaba, no sábado (22), às 9h e Lençóis Paulista, no sábado (22), às 9h.

Bibliotecas

A Biblioteca Parque Villa-Lobos , na terça (25), às 9h30, oferece a seus frequentadores uma sala equipada com um videogame e os jogos mais populares do momento na ação Jogos de Videogame.

*Com Agência Brasil