Será que os romanos já comiam hambúrguer?

  • Por Agencia EFE
  • 01/12/2014 10h30

Caius Apicius.

Madri, 1 dez (EFE).- Até agora todo mundo parecia saber que o que chamamos “hambúrguer” é um prato originado nos Estados Unidos em algum momento entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX.

A essa altura, todos sabem o que é um hambúrguer. Carne moída, com diversos ingredientes, frita ou assada, e depois o sanduíche que é feito com ela.

Certamente, o prato parece americano, embora possivelmente tenha sido levado para lá por emigrantes europeus, alemães ou russos. Em Hamburgo, não se fazia ideia que essa carne tinha algo a ver com a cidade do norte da Alemanha.

Alguém disse que, no final do século XIX, muitos emigrantes europeus viajavam ao novo continente em navios da Hamburg America Line. É dito que alguns passageiros recebiam como lanche este tipo de comida, com carnes de segunda moídas, o que daria nome ao hambúrguer.

Outros apontam que os russos estavam acostumados a comer pedaços de carne moída, chamados de “bitoques” em espanhol.

Publicado em 1933, o livro “La cocina completa”, de María Mestayer de Echagüe, inclui uma receita chamada “bitoques a la rusa” (à russa), descrita como “carne picada e modelada em formato de bifes”.

Isso é conhecido há muito tempo como “bifes russos” na Espanha. A principal diferença em relação aos hambúrgueres é que esses são servidos puros, não como um sanduíche.

Há que fale que o hambúrguer surgiu na Ásia Central, onde os mongóis de Gengis Khan comiam carne de cavalo moída. Sendo assim, os tártaros teriam levado o costume à Rússia e os eslavos à Alemanha.

Carne moída sempre foi comida. O romano Marco Gavio Apicio oferece diferentes receitas com carne moída. Não se esqueçam que os romanos comiam com as mãos, então os pedaços tinham que ser manuseáveis, assim como as almôndegas.

Li por aí que o próprio Apicio oferece uma receita que é uma antecessora direta do hambúrguer atual. Fui conferir, claro, e encontrei no “Livro II” (“Os picadinhos”), a chamada “esicia omentata”.

Misturem carne moída com miolo de pão, molhada com vinho. Tempere essa mistura com pimenta e “garum” (molho de peixe que temperava a comida dos romanos). Faça pequenas bolas revestidas com pinhas e pimenta. Envolva as bolas com banha de porco e um pouco de vinho.

Isso é um hambúrguer? Para mim, parece muito mais com almôndegas. Apenas contei um pouco sobre o que foi dito por outros. Ficou claro para mim que os romanos comiam carne moída, mas disso a comerem hambúrgueres… A verdade é que se o general romano Lúculo tivesse comido hambúrgueres, teria sabido. Bom era Apicio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.