Teia da Diversidade termina neste sábado com público estimado em 7 mil pessoas

  • Por Agencia Brasil
  • 24/05/2014 15h32

Bloco Ilú Obá de Min se apresenta na Teia da Diversidade em Natal (Leandro Melito / Portal EBC)

Após seis dias, e um público de cerca de sete mil pessoas, a Teia da Diversidade 2014 se encerra neste sábado, marcando, após quatro anos sem um evento nacional, o encontro de Pontos de Cultura de todo o País. Segundo o Ministério da Cultura, foram 2,5 mil pontos credenciados e cerca de três mil participantes nos fóruns temáticos. Estiveram presentes no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que ocorreu nos dois primeiros dias de evento, 715 delegados (representantes temáticos) de diversas regiões. 

Confira cobertura completa no Portal EBC

O evento contou ainda com 220 palestrantes, em 278 atividades, além de 700 artistas. “Foi um momento de reconectar e ampliar essa conexão. A teia é permanente, tem que ser redonda, circular. Mostramos aqui o que temos de mais rico, essa nossa diversidade, um patrimônio que precisa ser preservado”, avaliou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. De acordo com a representante do Minc, a ideia é fortalecer as teias municipais, estaduais e regionais. “Queremos que o movimento se desdobre nos territórios, tanto que a ministra Marta Suplicy se comprometeu em enviar uma grande carta aos prefeitos do País firmando um pacto de cidadania e diversidade”, adiantou. “Precisamos avançar em direitos que já estão na lei”, concluiu.  

Conheça histórias de pessoas que passaram pela Teia da Diversidade 2014

A capital Natal (RN), que sediou o evento realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também sai com um balanço positivo da Teia. Durante o encontro foi instituída no estado a Secretaria de Cultura. O prefeito Carlos Eduardo anunciou, ainda, 1% do orçamento anual estatal, além da renúncia fiscal para ações de apoio cultural. 

Nacionalmente, o balanço da Teia 2014 inclui o lançamento de R$ 9 milhões em editais — para grupos ciganos, de cultura afro e de expressões culturais urbanas e rurais –, a partir da próxima semana, além da assinatura de decreto pela presidenta Dilma Rousseff , na sexta-feira (23), que facilita e regulamenta os convênios entre União, estados e municípios com organizações da sociedade civil. Parlamentares que compareceram ao evento também se comprometeram em agilizar a aprovação do Projeto de Lei Cultura Viva e a dar andamento ao trâmite da PEC 150, que trata da vinculação de recurços de orçamento da União para a Cultura. Ainda durante o evento, foi apresentada a Carta de Natal, documento que resume o resultado do IV  Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e que apresenta as principais demandas e reivindicações dos grupos presentes. 

Ouça a leitura da Carta de Natal:

 

Confira Carta do I Fórum Nacional de Gestoras e Gestores do Programa Cultura Viva

Confira Galeria de Fotos: 

*Colaborou Roberta Timponi e Thiago Regotto, das Rádios EBC

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.