“Totalmente Demais” aposta na menina pobre que é preparada para ser modelo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/10/2015 08h26
Marina Ruy Barbosa

A menina pobre, vendedora de flores, que passa por uma grande transformação ao cruzar com um homem refinado e disposto a torná-la capa de revista e modelo de sucesso. É com esse clima de “My Fair Lady”, clássico do cinema estrelado por Audrey Hepburn em que ela vive uma florista que é preparada para se tornar uma dama em apenas seis meses, produzido em 1964 que “Totalmente Demais” substitui “I Love Paraisópolis” na faixa das 19h, na Globo, a partir do próximo dia 9.

E até o nome das personagens é o mesmo: Eliza, que no folhetim é vivida por Marina Ruy Barbosa, estreante no posto de protagonista em novelas. 

“A principal motivação dela quando vive essa fase de mudança é poder ter condições de tirar a mãe e os irmãos mais novos do interior e trazê-los para viver com ela”, adianta Marina, visivelmente ansiosa com a proximidade da estreia. 

Na novela, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm e dirigida por Luiz Henrique Rios, Eliza é obrigada a fugir depois de despertar a fúria do padrasto, Dino (Paulo Rocha). Ele sempre assedia a menina, mas nunca tem êxito nas tentativas, o que um dia culmina em um grande atrito. Depois de pegar uma carona no caminhão de Bino do extinto seriado “Carga Pesada”, em uma participação especial de Stênio Garcia, ela sai da fictícia cidade de Campo Claro e chega ao Rio de Janeiro. Ali, cai nas ruas e é salva por Jonatas (Felipe Simas), que a estimula a vender flores. 

O rapaz tinha um trabalho em um escritório do Centro e, ao ser demitido, passou a trabalhar como vendedor de balas nos semáforos e guardador de carros e a morar em um cinema abandonado para juntar dinheiro. Tudo para ajudar a mãe, Rosângela (Malu Galli), que cria outros três filhos com o apoio do primogênito. E ela nem desconfia que a realidade dele agora seja outra. 

“Jonatas é um cara do bem. Eu não gosto de rotulá-lo como mocinho porque ele também comete erros. Como esconder da mãe que precisou se virar porque foi despedido”, avalia Felipe. 

O caminho de Eliza começa a ser trilhado de maneira diferente depois que Carolina (Juliana Paes), famosa diretora de redação da revista “Totalmente Demais”, e o agente Arthur (Fábio Assunção) fazem uma aposta em que ele é desafiado a transformar a bela ruiva interiorana no novo rosto que pretendem revelar com o concurso “Garota Totalmente Demais”. 

O Arthur e a Carolina já se entendem há muitos anos numa relação sem compromisso, porque ele não deseja mais se casar. Só que a Eliza passa a mexer com os sentimentos dele e não sei se não vai mudar de ideia por causa dela?, comenta Fábio. E é a partir dessa reviravolta na vida de Eliza que o público poderá acompanhar se, de alguma forma, os valores da jovem humilde serão revistos ou, de repente, até esquecidos. 

“Esse é um dos grandes baratos que a gente quer discutir, mas de forma leve. Como será que ela vai lidar com algumas mudanças? E Jonatas, que é apaixonado por ela, continuará enxergando a menina que o encantou tanto?”, indaga o autor Paulo Halm. 

Duas em uma
“Totalmente Demais” tem uma cidade cenográfica com cerca de 7 mil metros quadrados que foi dividida em duas partes: uma para Curicica, na Zona Oeste carioca, e a outra para o Bairro de Fátima. São os dois principais bairros onde a novela se passa?, conta o cenógrafo Marcelo Carneiro. 

“Enquanto Curicica é supercolorida, meio agreste e com muito comércio popular, o Bairro de Fátima tem árvores, cores mais neutras e prédios revestidos de pastilhas”, completa a diretora de arte May Martins. No total, há 36 construções nesses espaços, 24 delas em Curicica e 12 no Bairro de Fátima. 

Como um dos cenários principais da trama é o interior da revista que dá nome à novela, as equipes visitaram redações reais, frequentaram eventos ligados à moda e tiveram encontros em empresas de cosméticos. E os cuidados com os mínimos detalhes, pelo visto, vão seguir até a reta final da história.  “Fizemos o design de cada edição da revista. Todo mês fictício da trama haverá uma nova capa da publicação na parede da redação”, explica a produtora de arte Eugênia Maakaroun. 

Turismo em cena
A fotografia dos primeiros capítulos de “Totalmente Demais” conta com um trunfo e tanto. É que a Austrália serviu de cenário para a gravação de um ensaio fotográfico subaquático que, na novela, vai marcar o lançamento da nova coleção de maquiagem da Bastille, empresa de cosméticos do casal Germano (Humberto Martins) e Lili (Vivianne Pasmanter). Para isso, a produção contou com 17 malas de figurino, caracterização, cenografia e produção de arte. Além de aproximadamente 70 profissionais locais envolvidos no projeto. 

Por lá, foram utilizadas 14 locações entre Sydney, Hamilton Island e Whitehaven Beach. Mas a viagem tem outra função dramatúrgica na trama. Lili e Germano perdem uma filha em um acidente de carro e, de certa forma, o ensaio para a revista “Totalmente Demais” significa uma oportunidade de transformação.

“Foi um momento muito especial. Gravamos sequências lindas e, ao mesmo tempo, conhecemos lugares novos, experimentamos outra cultura. Isso sempre enriquece nosso trabalho”, valoriza Vivianne.