“Totalmente Demais” aposta na transformação da menina pobre em novo rosto da moda

  • Por Agência Estado
  • 08/10/2015 07h57
Reprodução totalmente demais

“Pigmalião 70” encontra “Top Model”. É desta forma, resgatando traços das tramas centrais dos sucessos de 1970 e 1989, respectivamente, que Rosane Svartman e Paulo Halm descrevem “Totalmente Demais”, novela que substituirá “I Love Paraisópolis” na Globo a partir do dia 9 de novembro. Estreante na faixa voltada para um humor mais leve na emissora, a dupla aproveita a boa repercussão da última temporada de “Malhação”, assinada por eles, para apostar em um universo jovem e na interação maior com o público da internet. 

“Não chega nem a ser uma questão estratégica. A gente gosta mesmo! E usamos as ferramentas virtuais na nossa vida. A equipe sempre tem pessoas mais novas também para manter uma oxigenada nos temas”, explica Rosane. 

“Totalmente Demais” homenageia “Pigmalião 70” na transformação pela qual a mocinha Eliza (Marina Ruy Barbosa) passará. Na novela assinada por Vicente Sesso há 45 anos, Nando (Sérgio Cardoso, 1925-1972) era um feirante simples que a viúva milionária Cristina (Tônia Carrero) decide ensinar a se comportar como um aristocrata para vencer uma aposta com o amigo Carlito (Edney Giovenazzi), mas acaba se apaixonando pelo rapaz. Já na trama de Rosane e Paulo, é Arthur (Fabio Assunção) quem é desafiado pela amiga Carol (Juliana Paes) a fazer de Eliza a vencedora de um concurso de beleza promovido pela revista em que a jornalista trabalha. 

O “jogo” começa depois que Carol e Arthur encontram a mocinha vendendo flores na rua. E ele, dono de uma agência de modelos ? daí a inspiração em “Top Model” ?, também não demora a se render aos encantos da bela ruiva. 

“É uma novela sobre ver se dá ou não para seguir seus sonhos. Esse é um ano complicado para o Brasil, bem difícil, então queremos mesmo trazer um pouco de leveza para as pessoas”, avisa Paulo, que garante que o público verá Marina Ruy Barbosa de um jeito totalmente diferente. 

“Ela está desglamourizada. A Marina chegou a se caracterizar assim e sair nas ruas, para ver o que acontecia e não foi reconhecida”, valoriza. 

Triângulo amoroso
Mas o romance entre criador e criatura tem alguns obstáculos. Primeiro, porque Arthur e Carol têm uma relação que ultrapassa os limites da amizade desde a adolescência. E também pela paixão que surge entre Jonatas (Felipe Simas) e Eliza. ?Tem uma hora em que tudo dá errado para ela?, adianta Paulo. Felipe Simas, aliás, parece ser a grande aposta dos roteiristas nessa trama. 

“Gostamos muito do trabalho dele na nossa Malhação. Foi indicado para o papel, passou nos testes e não tinha como não aprová-lo”, diz Rosane. 

O primeiro contato de Eliza e Arthur acontece ainda no interior. Eles se conhecem quando o executivo passa por Campo Claro, cidade fictícia onde a menina nasceu e foi criada. Filha de um caminhoneiro – que sua mãe jura estar morto -, Eliza sonha com o dia em que o pai chegará para tirá-la de lá. Mas o destino faz com que ela precise ir embora. E justamente de carona em um caminhão – uma participação especial de Stênio Garcia. 

“Quando escrevemos, colocamos que o Bino, do seriado Carga Pesada, a levava. E a produção conseguiu isso, vamos resgatar esse personagem”, comemora Rosane. 

Multimídias
A convergência entre a TV e a internet volta a fazer parte da rotina de Rosane e Paulo. Os dois ainda não adiantam exatamente como isso vai ser trabalhado na nova novela das 19h da Globo, mas já se sabe que o concurso da garota “Totalmente Demais” poderá contar com a participação de telespectadores. A dupla já promoveu ações similares em “Malhação Sonhos”, com a iniciativa “Você em Malhação”. 

“As redes sociais e a internet não podem nos nortear, mas servem como uma boa ferramenta de diálogo”, avalia Rosane. 

Além disso, uma iniciativa inédita vai marcar a estreia de “Totalmente Demais”. A novela terá um capítulo zero, que já foi escrito e estreará no site da emissora alguns dias antes do primeiro ser exibido na TV. 

“Surgiu essa ideia numa reunião e achamos o máximo. Escrevemos na Austrália”, lembra ela, que viajou ao país para compor as cenas dos primeiros capítulos da trama que se passam lá. 

A escolha da Austrália para embelezar a reta inicial do folhetim se deu de maneira inesperada. A dupla de autores queria um lugar paradisíaco para servir de cenário para um ensaio fotográfico para a revista em que Carol trabalha. A ilha de Fernando de Noronha chegou a ser cogitada, mas como estava no ar na época em “Sete Vidas”, novela da faixa das 18h da Globo, logo foi descartada. 

“Descobrimos que a Austrália estava interessada em promover o turismo e achamos a ideia sensacional. Tínhamos pensado em fotos submarinas, então casou muito bem”, explica Rosane.

A nova novela conta ainda com nomes como Humberto Martins, Vivianne Pasmanter e Marat Descartes no elenco.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.