Academia divulga novas regras para candidaturas de filmes no Oscar

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2019 09h30
Divulgação Estatuetas do Oscar Novas regras não afetam filmes originais de serviços de streaming

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou novas regras para a candidaturas de filmes que concorrerão ao Oscar 2020. Apesar dos supostos atritos com a Netflix por causa de “Roma”, ganhador de três estatuetas neste ano, as mudanças não afetam os filmes originais de serviços de streaming.

O que vale como critério principal para a disputa na categoria Melhor Filme é a exibição do longa em cinemas por pelo menos sete dias e, no mínimo, três sessões diárias em Los Angeles. Não há impedimentos para os filmes serem exibidos nas plataformas de streaming, como Amazon Prime e Netflix, no mesmo dia de estreia nos cinemas.

Já em Melhor Longa-Metragem Animado, a mudança foi a eliminação da exigência de que pelo menos oito filmes elegíveis fossem lançados no ano para que a categoria fosse incluída. Em Melhor Filme Estrangeiro, as alterações foram apenas no nome: a categoria agora passa a se chamar Melhor Filme Internacional. Entretanto, a lista de pré-candidatos passa agora a ter 10 filmes, não mais sete.

A categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo também aumentou os pré-candidatos para 10 filmes, e a lista de indicados passa de três para cinco filmes. Em Curta-Metragem Animado e Live-action, os filmes só serão elegíveis após a exibição em Nova York ou Los Angeles.

A 92ª edição do Oscar acontece no dia 9 de fevereiro de 2020. Com o sucesso de audiência da cerimônia sem apresentador, a Academia estuda repetir a dose no próximo ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.