Distribuidora desiste de lançar no Brasil filme sobre cura gay e causa polêmica
A Universal Pictures desistiu de lançar o filme “Boy Erased: Uma Verdade Anulada” no Brasil e causou uma polêmica nas redes sociais. No Twitter, muita gente especula que a decisão foi motivada por censura, uma vez que o longa faz uma crítica à chamada “cura gay”, enquanto outros acreditam que a decisão foi puramente econômica.
A desistência foi confirmada pela distribuidora pelo Twitter na última quinta-feira (31). Em resposta a um seguidor, o perfil da Universal disse que o filme não seria mais lançado pela empresa.
Oi, Felipe. Infelizmente esse filme não será mais lançado pela Universal Pictures aqui no Brasil ?
— Universal Pictures (@UniversalPicsBr) January 31, 2019
O filme é estrelado por Nicole Kidman, Russell Crowe e Lucas Hedges e conta a história de um jovem gay, filho de um casal de pastores, que é forçado a participar de um programa religioso para mudar sua orientação sexual. A produção é baseada na biografia “Boy Erased: A Memoir of Identity, Faith and Family”, de Garrard Conley.
Nos Estados Unidos, o longa estreou em 2 de novembro do ano passado, mas teve uma bilheteria péssima. Até hoje, faturou apenas US$ 7,9 milhões (cerca de R$ 29 milhões). A crítica, no entanto, gostou do filme, tanto que Lucas Hedges foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama. A Universal Pictures ainda não explicou por que desistiu de lançar a produção no Brasil.
“Boy Erased: Uma Verdade Anulada” ainda não tem uma nova distribuidora no Brasil e, portanto, não tem data para ser lançado. Veja abaixo a repercussão do caso:
O título "Boy Erased" ("Garoto Apagado" em livre tradução) nunca foi tão real.
Espero que a @UniversalPicsBr se manifeste e diga o real motivo de ter cancelado a estreia do filme no BR.
— Jonny Sales (GeekBarba) (@geekbarba) February 3, 2019
Parem de compartilhar coisas sobre Boy Erased, não há nada que comprove censura em relação ao filme.
Foi mal em bilheteria lá fora, foi irrelevante nas premiações. Tudo indica que foi tirado do circuito por razões monetárias.
Estão causando pânico com base em desinformação
— fellipe (@PorcoConceitual) February 3, 2019
Por que @UniversalPicsBr? Até título em português @BoyErased já tinha… É medo de lançar um filme que trata sobre “cura gay” no Brasil de 2019? https://t.co/TEBzsSvHSM
— Rodrigo Brancatelli (@rnbrancatelli) February 3, 2019
boy erased ficou semanas na lista do ny times, o filme foi estrelado por nicole kidman e russell crowe
a história dá voz aos homossexuais (+ de 700 mil) que foram silenciados por anos durante um torturante processo de “CURA GAY”
a @UniversalPicsBr cancelou a estreia no brasil.
— bel rodrigues (@belrodrigues) February 2, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.