Molly Ringwald aponta sexismo em “O Clube dos Cinco”

Conhecido como um clássico dos anos 80, “O Clube dos Cinco” recebeu críticas de uma de suas atrizes principais: Molly Ringwald. Em ensaio para o The New Yorker, a atriz contou que assistiu ao filme com sua filha de 10 anos e viu o quão problemática e sexista uma das cenas é.
A cena em questão envolve sua personagem e a de Judd Nelson, quando o jovem se esconde embaixo da mesa. Bender espia embaixo da saia de Claire e ainda parece tocá-la de forma inapropriada. Ringwald criticou o momento de assédio tendo em vista os acontecimentos do movimento #MeToo.
“Se atitudes que subjugam as mulheres se tornam sistêmicas em nossa sociedade, acredito que a arte que consumimos tem alguma responsabilidade em reforçar algumas dessas atitudes”, escreveu.
“Criticar [os filmes] pode parecer que estou despindo uma geração de suas maiores memórias, ou sendo ingrata já que eles fizeram minha carreira. Mas abraçá-los totalmente seria inteiramente hipócrita”, continuou. “Na época, eu não tinha muita noção de o quão inapropriado o roteiro de John Hughes era, dada a minha experiência limitada e o que era considerado normal naquele tempo”, finalizou.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.