Netflix é acusada de gordofobia em nova série “Insatiable”; atriz responde
A Netflix se envolveu em uma grande polêmica nas últimas semanas ao divulgar o primeiro trailer da sua nova comédia, “Insatiable”, que mostra uma jovem procurando vingança depois de sofrer bullying por ser obesa e emagrecer. A empresa de streaming recebeu críticas pelo conteúdo identificado com gordofóbico da trama e uma petição online foi criada pedindo que a série, que tem estreia marcada para 10 de agosto, não seja lançada.
“Insatiable” segue Patty (interpretada por Debby Ryan), uma adolescente obesa que é ridicularizada na escola e excluída por conta de sua aparência, mas tudo muda quando ela perde muito peso e se torna atraente para os outros. A mudança de peso acontece porque Patty recebe um soco na boca e fica impossibilitada de comer durante as férias.
Assim que o primeiro trailer esboçando a trama foi divulgado, a Netflix recebeu críticas por reforçar o padrão de beleza ligado à magreza e incentivar esse comportamento. A ativista Florence Given criou uma petição para que a série seja cancelada e o documento já reuniu mais de 100 mil assinaturas.
“Por muito tempo, as histórias dizem que para as meninas precisam ser magras para serem populares, terem amigos, serem desejadas e terem algum valor. Esse tipo de série é tóxico e perpetua a cultura da dieta e objetificação do corpo da mulher”, diz o documento.
Protagonista responde
A protagonista de “Insatiable”, Debby Ryan, não conseguiu evitar as críticas que chegaram ao seu Instagram e divulgou nota tentando explicar sua motivação com a série.
“Como alguém que se preocupa em como os corpos femininos são policiados na sociedade, estava animada em trabalhar na série porque confronta essas ideias com sátira. É uma forma de divertir com as coisas mais difíceis e em conversas difíceis”, falou.
Ao discutir seus próprios problemas com o corpo, Ryan pediu que os internautas não julguem a série antes de sua estreia. “O humor não é voltado em envergonhar quem é gordo, mas identificar quem faz bullying e dizer que não está certo”.
A Netflix ainda não se posicionou sobre as críticas e segue com a divulgação de “Insatiable”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.