Netflix pode reduzir qualidade de vídeos para não sobrecarregar internet durante pandemia

Plataforma de streaming não descartou possibilidade de fazer o mesmo no Brasil para evitar congestionamento de redes

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2020 13h45
PixabayMedida é válida para países da União Europeia por 30 dias

A Netflix irá reduzir temporariamente a largura de banda usada pelo seu serviço streaming na Europa, informou a Variety nesta sexta-feira (20).

A medida, que valerá por 30 dias, atende aos pedidos de representantes da União Europeia que temem o sobrecarregamento das redes de internet durante o período de quarentena por coronavírus.

Apesar de não deixar claro como isso impactará na reprodução dos vídeos, é previsto que a redução da banda impacte na qualidade e no tempo de carregamento de conteúdos da plataforma.

A estimativa é que a redução da taxa de bits do streaming diminua em 25% o tráfego da Netflix nas conexões web do continente europeu.

Com milhares de pessoas em casas nas últimas semanas, a União Europeia ficou em alerta para uma possível queda parcial ou total da conexão de internet, o que dificultaria o isolamento e a troca de informações sobre a evolução da covid-19.

No Brasil, a Netfix afirmou que há a possibilidade de se fazer o mesmo caso surja a necessidade.

“Começamos com a Europa, dadas as preocupações relatadas pelo comissário sobre as redes europeias. Continuaremos a trabalhar com provedores de serviços de Internet e governos de todo o mundo e aplicaremos essas mudanças conforme necessário em outros lugares”, disse um representante da Netflix ao site Omelete.