Produtor de ‘O Lobo de Wall Street’ é preso por lavagem de dinheiro

  • Por Jovem Pan
  • 05/07/2019 16h16
EFE/EPA/AHMAD YUSNIRiza Aziz, produtor de "O Lobo de Wall Street", foi preso nessa quinta-feira (4)

Riza Aziz, produtor do filme “O Lobo de Wall Street“, que fala sobre fraudes financeiras, foi detido nessa quinta-feira (4), na Malásia, acusado de lavagem de dinheiro.

Aziz é acusado de ter ligação com um esquema de fraudes em um fundo de investimentos criado por seu padastro, Najib Razak, que já foi primeiro-ministro da Malásia. Ele foi preso por volta do meio-dia, no horário local, e liberado algumas horas depois, após pagar fiança.

O empresário é dono da Red Granite Pictures, que além de “O Lobo de Wall Street” co-produziu “Debi & Loide 2” e “Pai em Dose Dupla”. Segundo autoridades da Malásia, a empresa teria recebido verbas provenientes de lavagem de dinheiro da Good Star, companhia do fugitivo Low Taek Jho. Ele, inclusive, aparece nos créditos iniciais de “O Lobo de Wall Street”.

O ex-primeiro-ministro Najib Razak e sua mulher, Rosmah Mansor, estão sendo investigados pelo governo da Malásia. O político é acusado de abuso de poder e lavagem de dinheiro, enquanto Mansor é acusada de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.

“O Lobo de Wall Street” conta a história real de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores que enriquece rapidamente, mas de maneira ilícita, e chama a atenção da polícia por causa de seu estilo de vida extravagante. O filme, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio, ganhou um Globo de Ouro e foi indicado a cinco Oscars.