Que júri foi esse! Mulheres serão maioria no 71° Festival de Cannes
Olha aí as transformações começando a acontecer. Na tarde desta terça-feira (8), uma conversa entre organizadores e imprensa foi responsável por abrir a 71ª edição do Festival de Cannes. E o que chamou a atenção logo de cara foi o júri: neste ano, a maioria dele será formado por mulheres.
Presidido por Cate Blanchett, a equipe de julgadores é composta pelas atrizes Léa Seydoux e Kristen Stewart, pela diretora Ava DuVernay e pela cantora Khadja Nin. Completam o time os diretores Denis Villeneuve, Robert Guédiguian e Andrey Zvyagintsev e o ator Chang Chen.
De acordo com a imprensa internacional, mesmo fazendo questão de marcar a importância da representatividade feminina, Cate disse em seu discurso que “a Palma de Ouro não é o Nobel da Paz”, ou seja, garantiu que eles escolherão os melhores filmes independentemente de quem os dirigiu.
“As mudanças não acontecem do dia para a noite. Se eu queria ver mais mulheres aqui? Sim. Se espero ver mais mulheres? Sim. Mas lidamos com o que temos (…). Elas não estão ali pelo seu gênero, mas pela qualidade de seu trabalho. Nós as avaliaremos como cineastas, como tem de ser”, declarou. Neste ano, apenas três dos 21 filmes que disputam o prêmio foram feitos por mulheres.
O evento acontece até o dia 19 deste mês.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.