Série ‘Hunters’ é criticada por representação ‘imprecisa e perigosa’ do nazismo
A série “Hunters”, do Amazon Prime, foi alvo de críticas da instituição de Auschwitz por ser imprecisa historicamente e, em especial, por mostrar jogos macabros – que nunca aconteceram – em campos de concentração.
A trama, que tem Al Pacino, Logan Lerman, Josh Radnor e mais no elenco, acompanha um grupo de caçadores de nazistas nos anos 70 nos Estados Unidos.
Auschwitz was full of horrible pain & suffering documented in the accounts of survivors. Inventing a fake game of human chess for @huntersonprime is not only dangerous foolishness & caricature. It also welcomes future deniers. We honor the victims by preserving factual accuracy. pic.twitter.com/UM2KYmA4cw
— Auschwitz Memorial (@AuschwitzMuseum) February 23, 2020
No Twitter, a organização destacou uma cena violenta de um “tabuleiro humano de xadrez”, classificando-a como “tolice perigosa” e “uma caricatura”. “Auschwitz foi tomado por uma dor e sofrimentos horríveis, documentados por sobreviventes. Inventar um jogo de xadrez humano é não apenas uma tolice perigosa, mas convida incrédulos a duvidarem no futuro. Nós honramos as vítimas preservando os fatos.”
O criador da trama David Weil respondeu às críticas, dizendo que a produção “não é um documentário. E nunca foi dito que era”. Além disso, ele afirmou que o modo com que a carga emocional é mostrada serve para “entender as experiências” passadas na época.
Mesmo sendo uma história ficcional, a organização a classificou como “desrespeitosa e perigosa”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.