‘O Beijo no Asfalto’, de Nelson Rodrigues, vai para a Broadway pelas mãos de Viola Davis

  • Por Jovem Pan
  • 09/08/2019 13h20 - Atualizado em 09/08/2019 13h21
  • BlueSky
Reprodução/Facebook Reprodução/ Facebook Estrela de 'How to Get Away with Murder' comprou direitos de peça brasileira

Viola Davis comprou os direitos de adaptação da peça “O Beijo no Asfalto” (1960), de Nelson Rodrigues, e deve transformar a consagrada peça do brasileiro em um projeto da Broadway e também numa produção para cinema ou TV.

A parceria foi firmada entre o espólio de Nelson Rodrigues, a empresa JuVee Productions (de Viola Davis e Julius Tennon) e a Wise Entertainment, cofundada pelo neto do dramaturgo, Mauricio Mota. As informações são do portal americano Deadline.

A Wise Entertainment e a JuVee Productions estão planejando temporadas na Broadway e em Los Angeles para a peça, e já estão em busca de escritores e diretores para a adaptação para as telas.

“‘O Beijo no Asfalto’ fala da brutalidade da polícia no Brasil”, disse ao site a presidente do espólio, e filha do autor, Sonia Rodrigues. “É sobre desrespeito contra as mulheres – especificamente a tortura contra as mulheres pobres e negras pela polícia. A peça abordou ‘fake news’ muito antes da invenção do termo. E também aborda a homofobia pelo retrato do amor de um homem pelo outro, mesmo que os personagens na trama não tenham a mínima ideia do que essa palavra significa.”

Ela também afirma que é um prazer firmar a parceria com produtores premiados, como Davis e Tennon.

Uma das peças mais conhecidas de Rodrigues, “O Beijo no Asfalto” segue o caminho de Arandir, um jovem que vai tentar ajudar um moribundo numa praça no Rio. Ao perceber que está prestes a morrer, o estranho pede um beijo, Arandir concede e o ato de compaixão faz deslanchar uma polêmica midiática fora de controle.

“Nós temos objetivos similares e nossas vozes coletivas ressoam no zeitgeist e ao redor do mundo conforme elas se relacionam com as narrativas das pessoas de cor”, disse o copresidente da JuVee, Julius Tennon. “Eu dividi isso com Viola, e ela está tão animada quanto eu. Então, nós, coletivamente, estamos nos movendo e trabalhando pelo melhor de Nelson Rodrigues.”

No Brasil

Em 2018, uma versão de “O Beijo no Asfalto” ganhou as telonas do país numa versão adaptada por Murilo Benício, com Lázaro Ramos no papel principal. A adaptação foi elogiada pela crítica por conta da criatividade com que o diretor abordou a trama.

Também em 2018, a peça teve uma montagem musical, que ficou em curta temporada em São Paulo, no Sesc Vila Mariana. A adaptação foi uma parceria do encenador João Fonseca e do ator e compositor Claudio Lins.

*Com Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.