UESP prepara segurança reforçada em desfile de torcidas de futebol

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2014 19h49

A UESP (União das Escolas de Samba de São Paulo) prepara o desfile do grupo que dá vaga ao grupo de acesso do carnaval paulistano. Ele ocorrerá na segunda-feira (3), o que causa preocupação, já que haverá três agremiações oriundas de torcidas organizadas de futebol na avenida. O presidente do órgão, Kaxitu Ricardo Campos falou à JOVEM PAN sobre esses fatores.

“Este ano, a entidade faz 40 anos e estamos dando este presente para a cidade, o chamado ‘carnaval do povo’, onde 66 entidades vão desfilar em locais diferentes para tentar buscar o seu lugar ao sol. Pelo Anhembi, propriamente dito, passarão 12 escolas”, disse.

As associações ligadas às organizações de futebol demandam atenção redobrada, como explicou o presidente: “Camisa 12, do Corinthians, Torcida Independente, do São Paulo, e a Torcida Jovem desfilarão na segunda-feira. Nós, da UESP, procuramos não dar essa conotação de torcidas de futebol. No dia a dia da organização do carnaval, procuramos passar os conceitos da escola de samba, há um artigo que proíbe agressão ou provocação entre elas, passível de expulsão se infringido”.

Ele continuou: “A gente tem uma preocupação para que tudo aconteça da melhor forma possível, estamos a mais ou menos um mês fazendo operações, nos reunindo com as entidades, para que os torcedores fiquem em um lugar próprio, que consigam chegar com tranquilidade ao local”.

“Além disso, estamos organizando a chegada dos sambistas e torcedores, teremos um forte esquema de segurança com oficiais privados, guarda civil metropolitana, polícia civil e polícia militar. Conversamos bastante com os dirigentes, reforçaremos todo o entorno do sambódromo”, completou.

Kaxitu finalizou: “Esperamos que tenhamos um grande espetáculo, que seja só do samba, uma disputa apenas pelo campeonato”.

Confira a entrevista completa no áudio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.