Última entrevista de Monteiro Lobato aconteceu em um golpe de sorte
Com pensamento rápido e improvisação, o jornalista Murilo Antunes Alves conseguiu extrair a última entrevista de Monteiro Lobato, em 1948. O escritor estava em uma fase reclusa e não queria marcar encontros com jornalistas. Tuta e Nilton Travesso descrevem como a conversa marcada por Antunes Alves foi desmarcada por Lobato porque o dia estava frio. O jornalista propôs então que apenas tomassem um café bem quente juntos, e o escritor aceitou.
Quando Murilo chegou ao prédio do escritório e residência de Lobato, escutou a esposa dele se queixando de um eletrodoméstico que não funcionava. O jornalista chamou então um técnico da rádio que poderia ajudar, e ficou combinado que se o conserto desse certo, Lobato daria a entrevista.
Cumprindo o prometido, o escritor respondeu à algumas perguntas do repórter, com muita irreverência. Apenas dois dias depois, Monteiro Lobato sofreu um espasmo cerebral e faleceu, aos 66 anos de idade. Sua última entrevista concedida foi um golpe de sorte e fica para o arquivo histórico do país.
Confira o relato de Antunes Alves sobre os bastidores da entrevista e um trecho das respostas de Monteiro Lobato.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.