Última escola, Grande Rio não deixou animação acabar na Sapucaí
A Grande Rio foi a última a cruzar a Sapucaí na madrugada desta segunda-feira (16). O enredo escolhido pela escola da Baixada Fluminense foi “A Grande Rio é do Baralho e Levará o Tarô”, pelo qual contará a história das cartas. A rainha Suzana Vieira dividiu o posto este ano com o apresentador David Brazil, rei da escola.
Pouco depois das cinco horas da manhã, a comissão de frente foi apresentada para o sambódromo: Alice no País das Maravilhas. Da história do escritor britânico Lewis Carroll foram usados personagens como a própria Alice, o Chapeleiro Maluco, o Coelho e, principalmente, a Rainha de Copas, que tem como servos as cartas de baralho.
Os primeiros carros traziam Alices dando piruetas, trinta e seis Coelhos e destaque também para as xícaras de chá do Chapeleiro. Apesar do colorido que o próprio filme carrega, a Grande Rio deu preferência para suas cores: verde, vermelho e branco.
Outros grandes blocos explicavam o significado de cada naipe do baralho: a ala das baianas representava a realeza com o ouros, os militares vinham com espada, o clero correspondia a copas e o povo ficava por conta do paus. O circo também marcou presença no desfile. Malabaristas, equilibristas, trapezistas.
Nas alas, a escola deu espaço a vários tipos de baralho e suas figuras, como o coringa, mas escolheu enfatizar os ciganos, que usam as cartas para previsões do futuro. Até os intérpretes estavam usando a fantasia. As seções também traziam representações das cartas do tarô, como o eremita, a morte, a imperatriz e o enforcado.
Confira o samba-enredo da Grande Rio:
O jogo começou
Sou eu quem dou as cartas na avenida
E nessa disputa de poder, eu não quero saber
Vou jogar pra vencer
Sou “rei”, venha ser a minha “dama”
No castelo de quem ama
Sou teu “servo” e quero teu amor
A surpresa está na manga
Meu trunfo de maior valor
Pra saber o meu destino…. lalaiá
Vou nas cartas de tarô… Ôôôôô
A chave para abrir o meu caminho
No raiar de um novo dia, a cigana revelou
Estrelas me guiam a luz do luar
Além dos mistérios eu vou viajar
A “água” da “terra” eu vejo brotar
O “fogo” ardendo envolto no “ar”
O meu amanhã como posso saber?
Chegou minha hora, eu não posso perder
De um jeito esperto, num lance incerto
A última carta vai surpreender
Comunidade, o meu coringa é você
Eu vou na ginga, jeito malandreado
Vem cá menina, começou o carteado
Se você veio ver, então vamos jogar
Chegou Grande Rio… pode apostar!
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.