22 anos depois… Onde estão últimos campeões brasileiros pelo Palmeiras?
Palmeiras ganhou o seu último título brasileiro em 1994
Palmeiras ganhou o seu último título brasileiro em 1994Um mísero empate separa o Palmeiras de voltar a conquistar o Campeonato Brasileiro depois de muito tempo. Vinte e dois anos se passaram desde que o time alviverde, maior campeão nacional do Brasil, faturou pela última vez a principal competição do País.
Da equipe titular que ergueu a taça em 1994, todos os 11 jogadores já se aposentaram. Comentaristas, empresários, técnicos, dirigentes… Os responsáveis por dar o último título brasileiro ao Palmeiras seguiram, cada um, o seu caminho. Mas todos, sem exceção, mantiveram alguma ligação com o esporte mais popular do planeta.
Não acredita? Então veja, abaixo, onde estão os últimos campeões brasileiros pelo Palmeiras.
Velloso
Titular da meta alviverde em 1994, Velloso perdeu a posição para Marcos cinco anos depois. Então, transferiu-se ao Atlético-MG, pelo qual foi vice-campeão brasileiro, e encerrou a carreira em 2005, no Atlético Sorocaba. Hoje com 48 anos, o ex-goleiro é comentarista esportivo na TV Bandeirantes.
Cláudio
O ex-lateral-direito fez o caminho inverso ao de Cafu. Enquanto o ex-são-paulino deixou o Zaragoza para reforçar o Palmeiras em 1995, Cláudio foi vendido pelo clube alviverde para o rival tricolor na mesma temporada. Porém, não jogou bem e passou por Santos e Fluminense antes de se aposentar precocemente, em 1999. Hoje com 49 anos, é um dos mais conhecidos empresários de jogadores do Brasil – já agenciou as careiras de Juninho Pernambucano, Roque Jr., Fábio Luciano, Thiago Silva e Vagner Love.
Antônio Carlos
Multicampeão, o ex-zagueiro jogou por Corinthians, Roma, Besiktas e Santos antes de encerrar a carreira, em 2007. Desde então, foi diretor técnico do Corinthians e passou a trabalhar como treinador. Comandou São Caetano, Palmeiras, Grêmio Barueri, Mogi Mirim, Vila Nova e Audax. Atualmente, treina o Juventude, clube pelo qual ganhou o título da Série C de 2016.
Cléber
Campeão da Copa do Brasil com o Cruzeiro em 2000, o ex-zagueiro se aposentou em 2006, após passar por clubes como Yverdon-SUI, Figueirense e São Caetano. Depois de pendurar as chuteiras, Clebão arriscou-se como jogador de showbol, técnico, cartola e, desde o início do ano, mora nos EUA, para onde se mudou com a intenção de aprender inglês.
Roberto Carlos
Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, o ex-lateral-esquerdo fez história no Real Madrid e parou de jogar no ano passado, depois de experiência no futebol indiano. Trabalhou como técnico na Rússia, Turquia e Índia e, hoje, é embaixador e atua nas categorias de base do Real Madrid.
César Sampaio
Capitão no título da Libertadores de 1999, o ex-volante disputou a Copa de 1998 e se aposentou em 2006, depois de jogar em Japão e Indonésia. Sampaio foi comentarista esportivo na Rádio Jovem Pan e, hoje, trabalha com gestão esportiva. Ex-diretor de futebol do Palmeiras, o ex-jogador é o atual presidente do Comercial Futebol Clube Tietê.
Zinho
Tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, Zinho ganhou a Libertadores de 1999 pelo Palmeiras e teve passagens marcantes por Grêmio, Cruzeiro e Flamengo antes de pendurar as chuteiras, em 2007. Atualmente, é auxiliar-técnico de Jorginho no Vasco.
Flávio Conceição
Integrante do espetacular time do Palmeiras campeão paulista em 1996, o ex-meia jogou a Olimpíada de Atlanta com a Seleção Brasileira e fez história na Espanha, onde atuou por La Coruña e Real Madrid. Aposentado desde 2006, Conceição hoje trabalha no ramo imobiliário e é dono do Nova Odessa Atlético Clube, do interior de São Paulo.
Rivaldo
Deixou o Palmeiras em 1996, depois do título paulista, e fez história no futebol mundial. Penta com a Seleção em 2002, foi eleito o melhor do mundo em 1999 e também se eternizou no Olympiacos, da Grécia. Depois de rodar por Uzbequistão, Angola, São Paulo e São Caetano, tornou-se presidente do Mogi Mirim, clube pelo qual foi revelado, e renunciou ao cargo em 2015. Hoje, faz parte do time de “lendas” do Barcelona – que viaja o mundo para divulgar a marca do clube.
Edmundo
Ídolo de Vasco e Fiorentina, voltou ao Palmeiras em 2006 e se aposentou dois anos depois, no clube carioca. Reverenciado em todo o País, Edmundo atualmente trabalha como comentarista esportivo nos canais Fox Sports.
Evair
Campeão da Libertadores com o Palmeiras em 1999, Evair jogou por Vasco, Portuguesa e até São Paulo antes de pendurar as chuteiras, em 2003. Desde então, arriscou-se como técnico em Goiás e Minas Gerais e, hoje, é um dos garotos-propaganda do Palmeiras. O ex-atacante também dá palestras ao redor do Brasil.
Vanderlei Luxemburgo
Acumulou mais três títulos nacionais e se tornou o técnico que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro na história. Por outro lado, não ganha um título de expressão desde 2004 e foi recentemente demitido do Tianjin Quanjian, da segunda divisão chinesa. Polêmico como sempre, está desempregado desde o meio do ano.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.