42 corpos do acidente aéreo da Chapecoense já foram identificados

  • Por Jovem Pan com Agência Brasil
  • 30/11/2016 15h21
Aeronática Civil colombiana trabalha na busca dos corpos das vítimas do acidente Facebook Aeronática Civil da Colômbia Veja imagens da região do acidente com avião da Chapecoense

Já são em 42 o número de corpos identificados das vítimas do acidente aéreo que causou a morte de 71 pessoas em acidente aéreo com a delegação da Chapecoense, na madrugada de terça-feira, perto de Medellín, na Colômbia. Diversas equipes do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Medellín estão trabalhando na identificação desde o início desta quarta, junto com membros da Polícia Federal e integrantes do Itamaraty e dos Ministérios da Saúde e do Esporte.

A confirmação da identidade das vítimas foi feita a partir dos dados biométricos levados pela Polícia Federal. O Itamaraty, entretanto, não divulgou a lista dos nomes já identificados. Os primeiros corpos poderão ser trazidos para o Brasil antes do término do trabalho de reconhecimento de todos os passegeiros.

O transporte só deve ocorrer a partir desta quinta-feira (1°) depois do embalsamento e da emissão das certidões de óbito. A expectativa da equipe é que todos cheguem ao Brasil até o fim da semana. Sobre os brasileiros que estão hospitalizados, o Itamaraty afirma que ainda não tem uma perspectiva de quando será possível trazê-los para o Brasil, já que situação de saúde ainda é considerada crítica.

Segundo a repórter da Rádio Condá Camila Silveira, o clima em Chapecó é de silêncio. A cidade, antes agitada, teve sinais claros de luto nesta terça e nesta quarta-feira, segundo a jornalista. 

“A Chapecoense, para a nossa cidade, não era apenas um time, era uma família, um laço que unia”, contou.

Serviço

Para auxiliar nos trâmites burocráticos que envolvem o traslado dos corpos, a equipe brasileira instalou um núcleo de apoio aos familiares das vítimas no aeroporto Olaya Herrera, situado na área mais central de Medellín. Segundo o Itamaraty, o núcleo conta com a presença de médico, psicólogo, funcionários da prefeitura local, do Ministério de Relações Exteriores colombiano e agentes consulares da Embaixada do Brasil na Colômbia, que estarão à disposição 24 horas.

Dois números de telefone foram disponibilizados para atender os familiares que não puderam ir à Colômbia. Os contatos são 00 57 4 3656180 ou 00 57 4 3656181. No Brasil, os familiares podem buscar informações ou esclarecimentos com o núcleo de assistência do Ministério das Relações Exteriores de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty: +55 61 98197-2284.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.