Acabou a moleza: Nadal sofre, mas vira contra Andújar e vai à final no Rio

  • Por Agencia EFE
  • 22/02/2014 22h24

Rio de Janeiro, 22 fev (EFE).- A zebra, que está solta no Rio Open e derrubou David Ferrer na primeira semifinal, quase pegou Rafael Nadal, mas o espanhol líder do ranking mundial reagiu contra o compatriota Pablo Andújar, venceu por 2 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-3 e 7-6(10), e se classificou para a decisão do torneio, em que enfrentará o ucraniano Alexandr Dolgopolov.

Nadal e Andújar eram os únicos jogadores que ainda não haviam perdido sets no Rio, mas o primeiro cabeça de chave, que vinha resolvendo seus jogos com facilidade, era amplo favorito diante do oitavo. O que se viu no primeiro set, entretanto, foi o 40º colocado do ranking jogando melhor.

Acertando devoluções fundas, Andújar começou a partida quebrando o serviço do adversário, que não conseguiu reagir. Pressionado, Nadal voltou a perder o serviço no sétimo game, com direito a três winners de devolução, e até teve a chance devolver a quebra logo na sequência, mas não conseguiu.

O tenista de 24 anos teve um break a favor logo no terceiro game da segunda parcial, mas não aproveitou e ficou em desvantagem de 3-1 logo depois ao errar um revés. Ambos confirmaram seus serviços em seguida, e o número 1 do mundo venceu por 6-3, provocando a realização do set decisivo.

Na parcial decisiva, Nadal vinha tendo mais dificuldades para confirmar o serviço e salvou três break points, que precisou de apenas uma oportunidade para obter uma quebra de abrir 4-3. A alegria do líder do ranking durou pouco, já que Andújar empatou com belas devoluções.

Com tamanho equilíbrio, a partida foi resolvida no tie-break. O número 1 do mundo foi consistente, enquanto o número 40 foi do céu, com lindos winners, ao inferno, com duas bolas na rede que lhe custaram caro e lhe renderam a derrota por 12 a 10, após 2h46min de jogo.

A final do Rio Open acontecerá neste domingo, às 17h (de Brasília), no complexo montado no Jockey Club, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Nadal terá pela frente o ucraniano Alexandr Dolgopolov, que derrotou David Ferrer por 2 a 0, com um duplo 6-4. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.