Acabou a novela! Fiba coloca basquete brasileiro na Olimpíada Rio-2016

  • Por Lancepress
  • 09/08/2015 13h07

A Seleção Brasileira feminina de basquete derrotou os Estados Unidos em estreia no Pan

Folhapress Seleção Brasileira feminina de basquete enfrenta EUA no Pan

Enfim, acabou a novela. Na madrugada deste domingo, em reunião de seu Comitê Central em Tóquio (JAP), a Federação Internacional de Basquete (Fiba) confirmou o Brasil na disputa da modalidade na Olimpíada Rio-2016.

O país correu o risco de perder suas vagas automáticas na competição por causa de uma dívida da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) com a Fiba, por volta de US$ 700 mil. Este montante era referente ao convite para que a Seleção Brasileira masculina disputasse a Copa do Mundo de 2014, na Espanha – o time não conseguiu a vaga pelos classificatórios, e só participou do Mundial por meio de um wild card. 

Em nota oficial publicada neste domingo, a Fiba informou que só garantiu o Brasil na Rio-2016 mediante o pagamento da dívida. Caso contrário, as seleções masculina e feminina teriam de obter vagas por meio dos Pré-Olímpicos.

“A CBB, ajudada por seus parceiros e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), se comprometeu de maneira firme a pagar este débito”, escreveu a Fiba na nota. A entidade também mencionou que levou em consideração para a decisão a longa tradição do Brasil no basquete, e o fato da CBB garantir que levará seus melhores jogadores à Rio-2016.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.