Gabigol decide, Flamengo vence o Athletico-PR por 1 a 0 e é tricampeão da Libertadores

Rubro-Negro marca ainda na primeira etapa e conquista a competição de maneira invicta; Gabigol se torna o maior artilheiro do Brasil na história da maior competição da América do Sul

  • Por Thiago Caetano
  • 29/10/2022 16h37 - Atualizado em 29/10/2022 22h57
  • BlueSky
Luis Acosta / AFP Capitães do Flamengo erguem taça Flamengo é o quinto brasileiro a se tornar tricampeão da Libertadores

O Flamengo derrotou o Athletico-PR por 1 a 0  e conquistou pela terceira vez em sua história a Libertadores da América. Gabigol marcou ainda na primeira etapa e decidiu a final disputada em Guayaquil, no Equador, neste sábado, 29. Foi o quarto gol do atacante em três finais de Libertadores. A conquista coloca o Fla na seleta lista de times brasileiros que conquistou a competição três vezes ao lado de Santos, São Paulo, Grêmio e Palmeiras. O time carioca já havia conquistado a competição em 1981 e em 2019. O torcedor do Flamengo sofreu de novo. A partida começou com o Furacão marcando forte e dificultando a criação das jogadas do Flamengo. Arrascaeta, cérebro do time, foi anulado por Hugo Moura. Vitor Roque e Alex Santana quase marcaram para a equipe paranaense. O Flamengo até melhorou, mas seguia sem levar perigo. Até que Pedro Henrique foi expulso e o cenário do jogo mudou. Mais presente no ataque, o time comandado por Dorival abriu o placar. Everton Ribeiro cruzou e encontrou Gabriel Barbosa na área que empurrou a bola para as redes. O gol fez o atacante atingir a marca de 29 gols na história da competição e se transformar no maior artilheiro do país na competição ao lado de Luizão. Com um a menos, o Furacão foi para frente, mas só levou perigo em chutes de longas distâncias com Terans. Em uma delas, Santos não segurou e por pouco Cannobio não pegou o rebote. Na única jogada de perigo no segundo tempo do lado carioca, Gabigol parou em Bento. Apesar da fraca atuação, a taça ficou com o time carioca. O título veio de maneira invicta. Foram 13 jogos e um empate. O agora tricampeão ainda embolsou R$ 80 milhões de premiação.

 



49′ Fim de jogo. Flamengo derrota o Athletico-PR por 1 a 0 e conquista a Libertadores pela terceira vez em sua história.


46′ Pedro recebe sozinho na área, mas chuta por cima do gol.


A arbitragem determina 5 minutos de acréscimo!


45′ SANTOOOS! Terans cobra a falta. Santos voa e faz a defesa sem dar rebote.


44′ Falta perigosa a favor do Athletico.


43′ Flamengo não aproveita a vantagem numérica e é pressionado pelo Athletico-PR no final do jogo.


39′ Terans cobra a falta na cabeça de Pablo, que cabeceou para a linha de fundo.


38′ Substituições no Flamengo: Gabigol saiu e entrou Everton. Arrascaeta deixa o campo para a entrada de Victor Hugo


36′ UUUUUUUUUUUH! Terans chuta de fora da área, Santo bate roupa e Cannobio não conseguiu chegar no rebote. Athletico reclama de pênalti.


34′ Rodinei cruza e a defesa afastou mal. No rebote, Arrascaeta cabeceou nas mãos de Bento.


31′ Gabigol chega na linha de fundo e cruza para o meio. A defesa afastou.


Substituição no Athletico: Saiu: Hugo Moura. Entrou: Terans


29′ Cartão amarelo para Vidal.


28′ Torcida equatoriana pega no pé de Vidal por conta a disputa entre Chile e Equador por vaga na Copa do Mundo. Torcida do Flamengo grita o nome do atleta.


27′ Rômulo passa por David Luiz, mas Léo Pereira chega antes da conclusão. O jogador do Athletico comete falta e leva cartão amarelo.


25′ Substituição do Flamengo: Vidal entra no lugar de Thiago Maia.


24′ Hugo Moura faz grande jogada, cruza, mas a defesa flamenguista afastou.


22′ Cartão amarelo para Arrascaeta após o uruguaio acertar um carrinho em Hugo Moura.


20′ Sai: Vitor Roque. Entra: Pablo. Mais uma alteração na equipe paranaense.


15′ Pedro gira e bate para o gol. A bola desvia zaga e vai para a linha de fundo.


11′ Substituições no Furacão: saiu Vitor Bueno entrou Cannobio. Vitinho também saiu e deu lugar ao atacante Rômulo.


9′ Felipão prepara novas alterações no Athletico-PR.


8′ Com um a mais, Flamengo vai para cima do Athletico-PR que fica encolhido neste momento do jogo.


6′ QUASE! Gabigol fica a frente a frente com Bento. O goleiro evita o segundo gol  do Rubro-Negro carioca.


5′ Fernandinho tenta puxar contra-ataque, mas Léo Pereira corta o passe.


4′ Bento dá um soco na bola e tira a bola da área. No rebote, João Gomes chuta e manda para fora.


1′ Abner cruza e Santos fica com a bola.


COMEÇA O SEGUNDO TEMPO! Bola rolando para o segundo tempo da final da Libertadores!!


Substituição no Athletico-PR: Alex Santana saiu e entrou Matheus Felipe.


DECISIVO.  Gabigol chegou ao sexto gol neste edição da Libertadores e 29 gols no total pela competição, se tornando o maior artilheiro do Brasil no torneio ao lado de Luizão. Na conquista de 2019, ele marcou os dois gols do Flamengo na vitória por 2 a 1 na final diante do River Plate, em Lima, no Peru. Ele também marcou o gol do FLA na decisão de 2021 na derrota para o Palmeiras. Quatro gols em três finais.


Resumo do primeiro tempo: O Athletico-PR começou marcando forte e impôs muita dificuldade ao adversário. Foi o Furacão que teve as melhores oportunidades. A melhor delas com Alex Santana, que dentro da área mandou a bola para fora. O cenário mudou no decorrer do primeiro tempo e o Flamengo passou a ficar mais presente no campo de ataque. Pedro Henrique foi expulso e dificultou ainda mais as coisas para a equipe paranaense, que não segurou a pressão e levou o gol no final do primeiro tempo.



51′ Fim do primeiro tempo: Flamengo 1×0 Athletico-PR.


48′ GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO FLAMENGO!!! Gabigol abre o placar para o Rubro-Negro na final da Libertadores, aproveitando cruzamento de Everton Ribeiro. Flamengo 1×0 Athletico-PR. Com esse gols, Gabriel Barbosa se torna o maior artilheiro brasileiro da Libertadores com 29 gols.


45′ UUUUUUH! João Gomes arrisca de longe e assusta o Athletico. Em seguida, jogadores das duas equipes se entranharam e a partida precisou ser paralisada.


43′ EXPULSO! Pedro Henrique atinge Ayrton Lucas, leva o segundo cartão amarelo e acaba expulso! Furacão com um a menos na final!


42′ Cartão amarelo para Alex Santana por matar um contra-ataque do Flamengo.


39′ Flamengo mais presente no campo de ataque nos últimos minutos.


38′ Bola foi alçada na área e a defesa paranaense afastou.


37′ Arrascaeta vai ao ataque e sofre falta. Vem bola para a área do Athletico!


 


33′ Flamengo equilibrou o jogo, mas segue com dificuldade em criar jogadas. Arrascaeta, bem marcado por Hugo Moura, está bem tímido no jogo.


29 ‘ Jogo paralisado após uma disputa de cabeça entre Thiago Maia, do Flamengo, e Thiago Heleno, do Furacão.


27′ CARTÃO AMARELO! Pedro Henrique perde o tempo da disputa da bola e acerta Gabigol. O juiz deu a falta e aplicou o cartão amarelo para o zagueiro da equipe paranaense.


24′ Gabigol tenta o cruzmento, mas a zaga do Athletico afastou. Escanteio para o Flamengo.


21 ‘ Fernandinho recuperou a bola e puxou o contra-ataque. A bola chega em Vitinho que puxou para o meio e arriscou, mas mandou para fora, sem perigo para o Flamengo.


18′ O lateral do Flamengo retornou ao jogo, mas voltou a sentir dores e deixou a partida. Ayrton Lucas entrou no lugar de Filipe Luís.


16′ Filipe Luís cai no gramado após disputa no meio-campo.


15′ Athletico marca forte e dificulta a construção de jogadas do Flamengo. O Rubro-Negro ainda não levou perigo ao adversário.


13 ‘ Rodinei arrisca de longe, mas o chute saiu fraco e facilitou a defesa de Bento.


11′ PRA FORA! A bola sobrou para Alex Santana que manda para fora e desperdiça uma boa chance para o Athletico!


11 ‘ SAAAAANTOS!  Vitinho aproveita vacilo da defesa Rubro-Negra e Santos faz a defesa.


8′ Confusão dentro da área do Flamengo. A zaga afastou o perigo.


1′ Vítor Roque chuta da intermediária e manda para fora. Sem perigo para o goleiro Santos.


Bola rolando! Começa a decisão da Libertadores!


Trio de arbitragem: Patricio Loustau (ARG) será o juiz da partida. Os assistentes são Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG). Facundo Telles (ARG) é o quarto árbitro e Mauro Vigiliano (ARG) será responsável pelo VAR.


O Athletico-PR tenta um título inédito para sua galeria. A equipe chegou a disputar a decisão em 2005, mas perdeu para o São Paulo. O Flamengo tenta conquistar a Libertadores pela terceira vez. Venceu em 1981 e em 2019. É o quinto confronto entre os dois times na temporada: no Brasileiro, uma vitória para cada: 1×0 para os paranaenses no primeiro turno. Os cariocas aplicaram 5 a 0 no segundo turno. Os dois também se enfrentaram na Copa do Brasil: depois de um 0 a 0 no Maracanã, o Flamengo venceu o Furacão na Arena da Baixada por 1 a 0 e avançou rumo ao título da competição.


Os dois times estão perfilados no gramado para a execução do hino nacional brasileiro.




Neste momento ocorre a cerimônia de abertura da final no gramado.


O Flamengo também está pronto para a decisão! O time vai a campo com Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.


O Athletico-PR está escalado: Bento, Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Fernandinho, Hugo Moura e Alex Santana; Vitor Bueno, Vitinho e Vitor Roque.


Flamengo Athletico-PR vão disputar a final da Copa Libertadores da América neste sábado, 29, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. Para chegar ao momento áureo, no entanto, os rivais adotaram estratégias distintas na montagem de elenco. Apesar de não conquistar títulos expressivos e amargar o vice do principal torneio da América do Sul em 2021, o Rubro-Negro carioca manteve sua base e fez contratações pontuais – praticamente todos os reforços são figurantes no time de Dorival Júnior. Já o Furacão, vencedor da Copa Sul-Americana no ano passado, promoveu mudanças radicais em seu plantel. Acompanhe a cobertura especial do site da Jovem Pan:

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.