Filipinho se classifica e Brasil está garantido na final do Rio Pro

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2015 10h53
Reprodução/Twitter Filipe Toledo no Rio Pro

Aconteceu neste sábado (16), o quinto dia de baterias da 4ª etapa do Circuito Mundial de Surf, o Oi Rio Pro, na Barra da Tijuca. Com as estrelas Gabriel Medina, Kelly Slater e Mineirinho eliminadas, a expectativa foi toda para o brasileiro Filipinho, que enfrentou e venceuo neozelandês Ricardo Christie.

O duelo tupiniquim entre Jadson André e Ítalo Ferreira, que treinam juntos e tem até o mesmo técnico, também foi pura emoção e honrou a “Brazilian Storm”. 

Antes disso, no entanto, a etapa teve a vitória da brasileira Silvana Lima, que bateu a australiana Nikki Van Dijk por 11,83 a 9,50 na repescagem e avançou para a terceira fase. Com a derrota de Luana Coutinho para Tyler Wright, mais cedo, Silvana foi a única representante do país na etapa. Na terceira rodada, Tyler Wright venceu Silvana e Tati Weston-Webb, decretando o fim da participação verde e amarela na competição feminina.

Pouco antes das 13h, as quartas de final tiveram início. O primeiro embate já teve Filipinho caindo na água. Logo na primeira onda o brasileiro emplacou um lindo aéreo e levantou o público do Rio de Janeiro, emplacando um 8.33 na primeira nota. Sem grandes sustos, Filipe Toledo dominou Christie e garantiu sua vaga na semifinal. 

Na outra chave, Ítalo levou a melhor sobre o amigo e conterrâneo Jadson em disputa acirrada. Revezando na liderança da bateria, o placar final ficou em 14.30 x 13.74, decidido no detalhe, para a alegria de quem acompanhava das areias.

Agora, o Brasil está garantido na final da etapa, já que a semi terá o confronto entre Filipinho e Ítalo. Na outra seminifinal, os australianos Matt Wilkinson e Bede Durbidge lutam por uma vaga.