Acusados de doping, 2 russos do pentlato moderno são banidos dos Jogos do Rio
Nome de Maxim Kustov consta no relatório da Wada publicado na última semana
Nome de Maxim Kustov consta no relatório da Wada publicado na última semanaA União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) anunciou nesta terça-feira a exclusão de dois atletas da equipe russa da modalidade dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, por envolvimento em doping.
Em comunicado, a entidade informou que Maxim Kustov e Ilya Frolov foram citados no chamado relatório McLaren, realizado a pedido da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).
Kustov e Frolov testaram positivo por esteroides como trembolona, methalona e oxandrolona em agosto de 2014, mas os exames foram encobertos pelo Laboratório Antidoping de Moscou, segundo o documento que acusa a Rússia de ter controlado o esquema.
Kustov foi selecionado como membro da equipe olímpica russa, enquanto Frolov era reserva. A UIPM informou que os outros três integrantes do time nacional estão liberados para competir: Aleksandr Lesun, Donata Rimshaite e Gulnaz Gubaidullina.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) repassou para as federações internacionais a responsabilidade de decidir quais atletas russos poderão disputar os Jogos do Rio de Janeiro.
Eles terão que cumprir uma série de critérios, entre eles o mais importante: nunca terem sido pegos em exames antidoping. Além disso, serão submetidos a novos exames feitos pela Wada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.