AFA confirma campeonato com 30 clubes em 2015; formato segue indefinido

  • Por EFE
  • 12/11/2014 12h18
EFE River Plate bate Boca Juniors no México

A Associação do Futebol Argentino (AFA) aprovou na noite desta terça-feira a disputa da primeira divisão do campeonato do país com 30 equipes, extinguindo definitivamente o formato de torneios, como aconteceu até meados deste ano.

Assim, fica confirmado o acesso de 10 clubes da segunda divisão para 2015. O formato da próxima edição do Campeonato Argentino, no entanto, ainda não está definido, já que existe divergências, principalmente pelo desejo dos grandes clubes de disputar um novo Torneio de Transição.

A proposta é que a competição seja dividida em duas chaves de 15 clubes, indo até o fim do primeiro semestre. Depois do meio do ano, aconteceria o torneio longo, com quase um ano de duração, adequando assim o calendário do país ao europeu.

Por outro lado, existe defesa de que já no início de 2015 seja iniciada a disputa de uma competição em que os 30 times se enfrentem.

“Na semana que vem se definirá se jogamos de fevereiro a dezembro, ou se teremos duas zonas de 15 no primeiro semestre, para arrancar para um torneio longo em junho. Nunca se pensou em desistir desse formato”, afirmou Luis Segura, presidente da AFA.

Além disso, há discussão intensa sobre a divisão dos direitos de televisão, já que a entrada de 10 clubes na elite, representa necessidade de revisão nos valores. No total, são pagos 1,2 bilhões de pesos (R$ 359,7 milhões).

Na reunião realizada na noite de ontem, já foi iniciada discussão sobre a redução de clubes nos próximos anos, mas a AFA ainda não divulgou nenhuma divulgação sobre o tema.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.