Agora líder, Hamilton tenta quebrar jejum em Suzuka e disparar no Mundial

  • Por EFE
  • 01/10/2014 12h36

O britânico Lewis Hamilton venceu o GP de Cingapura e assumiu a ponta do Mundial de F-1

EFE Lewis Hamilton posa com o troféu do Grande Prêmio de Cingapura

Depois de dois fins de semana perfeitos, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, tentará conquistar neste fim de semana a terceira vitória consecutiva na temporada, no Grande Prêmio do Japão, e consolidar assim a liderança do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Na Itália e em Cingapura, o campeão mundial de 2008 não só venceu, mas também fez pole position e ainda cravou a melhor volta. Com os resultados, o piloto assumiu a ponta da competição, com 241 pontos, superando o companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, que está com 238.

Hamilton, no entanto, luta contra um jejum pessoal, de nunca ter conseguido vencer no circuito de Suzuka, um dos mais tradicionais da Fórmula 1. Em 2007, estreando na F-1, o britânico até levou a melhor no Japão, mas a vitória aconteceu em Fuji. No palco do GP deste domingo, o melhor resultado foi o terceiro lugar de 2009.

“Todos os grandes da Fórmula 1 venceram em Suzuka desde que a categoria foi para lá pela primeira vez nos anos 80 e estou determinado a colocar meu nome na lista neste fim de semana”, disse o piloto em texto publicado em seu site.

Nico Rosberg, por sua vez, tentará se reabilitar no Japão, depois de um fim de semana para ser esquecido em Cingapura. Segundo a Mercedes, uma “substância estranha e invisível” contaminou os circuitos eletrônicos da coluna de direção do carro do alemão, que teve que abandonar a prova na 14ª volta.

“O domingo em Cingapura foi provavelmente o momento mais difícil do ano até aqui. Ter a chance de um bom resultado tiradas de você antes mesmo de chegar ao grid de largada é difícil de engolir”, lamentou em entrevista coletiva o ex-líder do Mundial.

Quem segue de olho na briga dos companheiros e rivais é o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, único com reais chances de conquistar o título, apesar da distância de 60 pontos para Hamilton, quase a metade do que ainda está em disputa na temporada (125).

Já Felipe Massa, da Williams, buscará seguir subindo na classificação, depois do terceiro lugar na Itália e o quinto em Cingapura. Com 65 pontos, o brasileiro é nono colocado na classificação, sete pontos atrás do britânico Jenson Button, da Mclaren, e do alemão Nico Hülkenberg, da Force India.

A prova deste fim de semana será a segunda com as novas regras de limitação de comunicação entre pilotos e equipe, que provocou polêmica no último GP, além de diversas reclamações de irregularidades – que não foi motivo de punição pela FIA.

O circuito de Suzuka tem extensão de 5.807 metros, com 18 curvas. Ao todo serão 53 voltas disputadas, a partir das 3h (horário de Brasília) da madrugada de sábado para domingo. As primeiras atividades no Japão serão nesta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília), com o TL1.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.