Alemanha confirma Hamburgo como cidade do país a tentar sediar Jogos de 2024

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2015 14h13
  • BlueSky
Reprodução/Facebook Hamburgo vai se candidatar para as Olímpiadas de 2022

A cidade de Hamburgo se tornou neste sábado a candidata da Alemanha a organizar os Jogos Olímpicos de 2024 ao derrotar Berlim, cujas idais não seduziram sequer as pessoas da capital do país nem a Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB).

A cidade do norte da Alemanha, com 1,8 milhão de habitantes, foi oficialmente designada pela assembleia da DOSB de maneira unânime, com todos os presentes de mão direita levantada para sua candidatura.

A reunião aconteceu cinco dias depois que os oito integrantes da cúpula olímpica recomendaram, também com unanimidade, a tentativa de Hamburgo. A derrota de Berlim nesse pronunciamento prévio de segunda-feira foi tão clara que neste sábado a capital já não apareceu como candidata na assembleia em Frankfurt, mas já apoiando aquela que até o começo da semana era sua adversária.

Durante o pronunciamento prévio da cúpula da DOSB pesou a favor de Hamburgo o amplo respaldo à candidatura entre os moradores da cidade, enquanto entre os de Berlim imperou a rejeição.

Berlim, que em 1936 sediou aqueles que ficaram conhecidos como Jogos Olímpicos do nazismo, já que o país era liderado por Adolf Hitler, apresentou pela última vez uma candidatura olímpica em 2000, quando foi derrotada por Sydney.

Aos problemas do passado se juntas várias manchas sobre a reputação da capital, como o escândalo por atrasos e aumentos de custos pelo aeroporto internacional que está sendo construído na cidade e deverá ser inaugurado apenas em 2017, seis anos depois do previsto.

Hamburgo convenceu o DOSB e a população da cidade com um projeto que custará, caso seja eleita, 2 bilhões de euros, entre a construção de novas instalações e reforma de algumas já existentes. O núcleo do conceito está junto à grande região portuária da cidade, o que pode mudar radicalmente a estrutura local. Até agora, as despesas da preparação para a candidatura forma de 50 milhões de euros.

A confederação tem agora até o dia 15 de setembro para formalizar a tentativa junto ao COI, mas antes disso será preciso a realização de um referendo.

Enquanto em Hamburgo desde segunda-feira já se comemora a candidatura e Berlim admitiu esportivamente a derrota, no restante do país havia certo ceticismo em torno da decisão, por se considerar que, de uma forma geral, a capital tinha melhores perspectivas de sucesso frente à teórica favorita, Boston.

A decisão sobre a sede olímpica de 2024 será feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2017 em Lima (Peru) e, até agora, a cidade americana é vista como principal candidata, à espera da concretização de outras tentativas, como de Roma, Paris, Istambul e Doha. 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.