Alemanha terá que superar retrospecto contra Argélia para avançar às quartas

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2014 17h18

Grande favorita para o duelo contra a Argélia nas oitavas de final da Copa do Mundo, a tricampeã Alemanha terá que lutar contra o retrospecto negativo para eliminar a seleção africana, que conseguiu sair com duas vitórias nos dois únicos confrontos com os europeus.

A Alemanha terá até a segunda-feira para se preparar para a partida e evitar que o histórico se repita. Afinal, isso seria considerado um fracasso, já que é a primeira vez que a Argélia se classifica às oitavas de final.

No entanto, a tarefa não promete ser simples, já que seleção argelina tem um futebol rápido, atrevido e sem medo.

A primeira derrota para os africanos aconteceu no dia 1º de janeiro de 1964, em um amistoso na Argélia que acabou em 2 a 0 para os donos da casa. Os alemães, que dez anos antes tinham conquistado a Copa na Suíça, estavam se recompondo para reaparecer em grande estilo no cenário mundial após uma década de seca.

Dois anos depois, na Copa do Mundo sediada na Inglaterra, conseguiram chegar à final, mas os anfitriões levaram o título com o polêmico gol de Geoff Hurst, no qual a bola explodiu no travessão e, para o árbitro, quicou dentro do gol.

Em 1964, a Alemanha ainda buscava sua melhor equipe. Talvez por isso não tenha vencido e os gols de Mahi e Oudjani deram a primeira vitória histórica dos argelinos contra os germânicos.

O duelo só voltou a acontecer em 1982, na Espanha. Na ocasião, a Argélia venceu novamente, na primeira partida da fase de grupos, por 2 a 1.

Essa é uma das vitórias mais importantes da história do futebol argelino. Rabah Madjer abriu o placar, Karl-Heinz Rumennigge empatou e Lakhdar Belloumi, um dos melhores jogadores do país de todos os tempos, confirmou o triunfo.

Apesar da vitória, o final não foi feliz para os argelinos, que até hoje exigem uma revanche. Tudo porque, na última rodada da fase de grupos, a Alemanha venceu a Áustria por 1 a 0, o único resultado possível que classificaria ambas e deixaria a Argélia de fora.

Passados 32 anos desde aquele duelo, os argelinos voltarão a enfrentar a Alemanha com um motivo a mais para lutar pela vitória. Apesar de nunca ter perdido, o sentimento é de revanche.

Quem será o craque da Copa? Tuíte o nome do seu jogador preferido acompanhado de #CraqueJP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.