Almagro bate Nadal pela 1ª vez e está nas semifinais do ATP 500 de Barcelona

  • Por EFE
  • 25/04/2014 16h17
Nadal cai diante de Almagro em Barcelona

O espanhol Nicolás Almagro derrotou o compatriota Rafael Nadal, número um do mundo, pela primeira vez na história, nesta sexta-feira, e chegou às semifinais do ATP 500 de Barcelona.

Nos 10 confrontos anteriores entre os tenistas, Nadal havia levado a melhor em todos. Hoje, no 11º, a história foi diferente. Almagro, 20º colocado no ranking da ATP, conseguiu a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 2-6, 7-6 e 6-4, em duas horas e 47 minutos de jogo, e acabou com o sonho do melhor do mundo de conseguir seu nono título do torneio.

Após a vitória fácil de Nadal no primeiro set, parecia que a partida terminaria assim como os outros 10 duelos entre eles. No entanto, Almagro soube impor seu jogo, confiou em seu repertório de jogadas e foi melhor no aspecto psicológico, algo surpreendente.

No segundo set, a força de Almagro ficou clara com a vitória apertada e emocionante, na qual ele salvou cinco break-points – uma no primeiro game, outra no terceiro e três no sétimo -, forçou o tie-break e venceu por 7 a 5.

Após quase duas horas, o 20º do mundo tinha equilibrado o jogo e se viu com reais possibilidades de acabar com a hegemonia de Nadal no Torneio de Barcelona.

Porém, o número um do mundo não seria derrotado facilmente, ainda mais na quadra de saibro e, principalmente, neste torneio em que tinha uma sequência 41 vitórias, desde que foi eliminado por Àlex Corretja na segunda rodada em 2003, e 43 sets consecutivos.

No terceiro set, Nadal voltou disposto a acelerar o jogo e, após uma quebra de saque, abriu 3 a 1. Porém, Almagro ressuscitou novamente. Ele virou para 4 a 3, cedeu o empate, mas, ao invés de se entregar, mostrou força e matou o jogo com um 6 a 4.

Amanhã, na semifinal, Almagro enfrentará o vencedor do duelo entre o alemão Philipp Kolhlschreiber e o colombiano Santiago Giraldo.