Alunos chineses terão livros dedicados ao ensino do futebol
Pequim, 11 mar (EFE).- Os estudantes de ensino primário e médio médio na China terão livros integralmente dedicados ao ensino do futebol, projeto aprovado pelo governo chinês em fevereiro e que visa melhorar o desempenho do país no esporte.
Os livros farão parte de uma coleção de sete volumes e estarão prontos no fim deste mês, segundo informou nesta quarta-feira a agência oficial “Xinhua”.
Os manuais são voltados para alunos a partir de oito anos de idade e incluem códigos QR para que os leitores, com o uso de celulares, possam baixar vídeos com explicações de diferentes táticas e jogadas.
No dia 27 de fevereiro, o governo chinês aprovou um plano de reforma integral do futebol nacional que, entre outras coisas, tornará a prática do esporte obrigatória nas escolas nacionais, onde tradicionalmente são ensinadas outras modalidades como o tênis de mesa ou o badminton.
O plano foi lançado pelo Comitê para a Reforma, uma das principais instituições do regime comunista, o que mostra a grande importância que o esporte tem para o presidente Xi Jinping, fã declarado de futebol e que já revelou o desejo de ver a China sediar uma Copa do Mundo ou até mesmo vencê-la em um futuro não muito distante.
A seleção chinesa só conseguiu se classificar para a competição uma vez, em 2002, quando foi sediada no Japão e na Coreia do Sul. Constantemente em posições pouco expressivas no ranking da Fifa, a equipe nacional está no 82º lugar atualmente. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.