Amauri faz 2, Parma desbanca Torino e Milan e garante vaga na Liga Europa

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2014 19h34
  • BlueSky

Redação Central, 18 mai (EFE).- O Parma desbancou Torino, Milan, Lazio e Verona e garantiu vaga na Liga Europa neste domingo, ao vencer o lanterna Livorno, pela 38ª e última rodada do Campeonato Italiano, que ainda teve a Juventus encerrando participação com vitória que permitiu superar a barreira dos 100 pontos.

O grande herói da partida no estádio Ennio Tardini foi o atacante brasileiro naturalizado italiano Amauri, que marcou duas vezes, aos 18 e aos 35 minutos dos segundo tempo. O resultado, colocou o Parma em competição continental pela primeira vez depois de 10 anos.

A classificação, no entanto, só veio por causa do empate entre Torino e Fiorentina em 2 a 2, em Florença. O resultado fez a equipe de Turim chegar apenas aos 57 pontos, ficando um atrás do antigo time do goleiro Taffarel, campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994.

A vaga, no entanto, ficou perto de sair, já que depois de buscar duas vezes o empate, o Torino teve pênalti a favor aos 45 minutos do segundo tempo. Se marcasse, o time voltaria a ultrapassar o Parma na pontuação, no entanto, o meia-atacante Alessio Cerci desperdiçou a cobrança.

Já o Milan, mesmo com a vitória sobre o Sassuolo por 2 a 1, ficou fora da zona de classificação para torneios continentais, o que não acontecia desde a temporada 1998/1999. Kaká atuou na partida em que o time treinado por Clarence Seedorf chegou aos 57 pontos e terminou a competição no oitavo lugar.

Um posto abaixo, a Lazio, que tinha remotas chances de ir à Liga Europa, bateu o rebaixado Bologna por 1 a 0, com gol do meia argentino Lucas Biglia, de pênalti, aos 45 minutos dos segundo tempo. O time da capital terminou a competição no nono lugar com 56 pontos.

O Verona, por sua vez, foi goleado pelo terceiro colocado Napoli por 5 a 1, e terminou na 10ª posição.

A campeã Juventus bateu o Cagliari por 3 a 0, com gols de Marco Silvestri, contra, Fernando Llorente e Claudio Marchisio, em sua última partida, e chegou aos 102 pontos, recorde absoluto da competição. O destaque foi a utilização do goleiro brasileiro Rubinho, terceiro nome da posição.

A Roma, que termina a competição na segunda posição foi derrotada pelo Genoa por 1 a 0, e assim a distância para a Juve acabou sendo de 17 pontos. Já a Inter de Milão, na despedida de Javier Zanetti, caiu diante o Chievo, fora de casa, por 2 a 1. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.