Antonio Conte é acusado de fraude esportiva pela justiça italiana
Roma, 9 fev (EFE).- O técnico da seleção italiana, Antonio Conte, foi acusado nesta segunda-feira pela procuradoria de Cremona (norte) de cometer fraude esportiva quando era treinador do Siena, entre 2010 e 2011, o que pode lhe render um processo judicial no final deste ano, informaram os meios de comunicação italianos.
A imagem do ex-técnico da Juventus foi afetada de novo nesta segunda-feira por um suposto escândalo de manipulação de resultados, que a Justiça italiana investiga e no qual são acusadas outras 130 pessoas relacionadas com o mundo do futebol.
Segundo as informações locais, a procuradoria de Cremona notificou nesta segunda-feira os acusados sobre o aviso de encerramento desta investigação, que começou em 2010, o que precede o pedido de abertura de julgamento.
Junto a Conte, no documento apresentado pela procuradoria aparecem os nomes de outros jogadores aposentados e em atividade da das três primeiras categorias do futebol italiano, como o treinador do Atalanta, Stefano Colantuono, e o jogador da Lazio Stefano Mauri.
A investigação da procuradoria de Cremona começou em 2010, embora o escândalo tenha sido revelado em junho de 2011, com a detenção de 16 pessoas. Posteriormente, foram ocorrendo mais detenções.
Conte já foi punido em primeira e segunda instâncias a 10 meses de inabilitação, castigo rebaixado pelo Tribunal de Arbitragem Deportivo italiano a quatro meses, pela omissão de denúncia na suposta manipulação de uma partida de sua equipe na temporada 2010-2011, o Siena.
O técnico, após ter cumprido a punição, voltou a se sentar no banco da Juventus em 9 de dezembro de 2012, conquistando o “scudetto” no fechamento da temporada.
Segundo meios locais, Conte e o resto dos acusados podem ser envolvidos em um processo judicial, cuja audiência preliminar estaria prevista para antes do início do verão no hemisfério norte, enquanto o processo começaria a partir de setembro deste ano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.