Apesar de vantagem, Brasil vê Colômbia equilibrar duelo nos últimos anos
A Seleção Brasileira encara a Colômbia, no Estádio Castelão, na sexta-feira e conta com um retrospecto histórico totalmente ao seu favor, saindo derrotada em apenas duas oportunidades, sendo que nunca perdeu no país em nove confrontos. Apesar disso, os últimos duelos mostram que a facilidade anteriormente encontrada vem desaparecendo.
O primeiro jogo entre os países aconteceu em 1945, na Copa América daquele ano disputada no Chile e o Brasil saiu de campo vencedor, com o placar de 3 a 0. A partir daí foram mais 24 partidas, com 15 vitórias dos pentacampeões mundiais, duas derrotas e oito empates. No país, são nove partidas, com seis vitórias e três empates.
Apesar da grande superioridade demonstrada na história, os brasileiros vêm encontrando muitas dificuldades em conseguir um resultado positivo frente ao esquadrão campeão da América em 2001, que os venceu pela última vez no longínquo ano de 1991.
A última vitória aconteceu em 7 de setembro de 2003, quando fora de casa, a seleção canarinho bateu os “cafeteros” por 2 a 1, em Barranquilla, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Desde então, foram quatro empates, três deles sem nenhuma das equipes conseguir balançar as redes, demonstrando muito equilíbrio e receio em dar espaços.
Em novembro de 2012, as duas seleções se encontraram pela última vez e empataram por 1 a 1, em partida disputada na cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Os gols foram marcados por Cuadrado e Neymar. Ambos são jogadores importantes de seus países nesta atual edição do Mundial.
O técnico José Pekerman conta com oito atletas dos 13 que estiveram presentes no empate nos Estados Unidos, enquanto Felipão convocou sete dos 14 que atuaram naquele dia, ainda sob o comando de Mano Menezes.
Com elencos praticamente iguais e a promessa de um jogo muito aberto, Brasil e Colômbia devem manter o equilíbrio que se tornou recorrente nos últimos 11 anos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.