Após 1 ano de lesões, Vermaelen enfim estreará no time principal do Barcelona

  • Por Agência EFE
  • 23/05/2015 14h02

Vermaelen (esq.) finalmente fará sua estreia na equipe principal do Barcelona

O zagueiro Thomas Vermaelen

Sem jogar há sete meses devido a uma série de lesões que o afeta há ainda mais tempo, o zagueiro belga Thomas Vermaelen, que foi contratado pelo Barcelona em agosto do ano passado, enfim fará neste sábado sua estreia no time catalão em partida oficial, na última rodada do Campeonato Espanhol.

Vermaelen foi escalado pelo técnico Luis Enrique para formar dupla de zaga com Marc Bartra no duelo com o La Coruña, que marcará também a despedida de Xavi do clube.

Na temporada 2013-2014, quando defendia o Arsenal, Vermaelen perdeu 17 jogos por problemas musculares, só foi titular 14 vezes e em apenas metade destas não foi substituído. Na Copa do Mundo, ele jogou apenas 31 minutos na estreia da Bélgica, contra a Rússia, no Maracanã, até sofrer uma lesão no músculo semitendinoso da coxa direita.

Apesar do histórico do zagueiro no departamento médico, o Barcelona, que queria reforçar seu setor defensivo, pagou por ele 10 milhões de euros em uma transação que poderia chegar a 18,8 milhões caso fosse cumprida uma série de metas por parte do jogador. Vermaelen foi submetido na época a uma bateria de exames e aprovado.

Porém, o belga só entrou em campo com a camisa azul-grená uma vez, e mesmo assim em um amistoso pelo time B, no fim de setembro. Desde então, não jogou mais.

Em novembro, ainda com dores no mesmo músculo cuja lesão o tirou da Copa prematuramente, ele decidiu visitar o traumatologista finlandês Sakari Orava, um especialista neste tipo de caso e que já havia tratado David Beckham e Marco van Basten, entre outros.

No começo de dezembro, ele foi operado na Finlândia, e em meados de fevereiro começou a treinar separado do elenco. Uma semana após ter iniciado os exercícios de corrida contínua, Vermaelen voltou a interromper o processo de recuperação por causa de dores.

Em março, retomou os exercícios e chegou a participar de treinos leves com os companheiros de time, e no dia 26 de abril recebeu alta médica.

A escalação do Barcelona para o jogo contra o La Coruña é a seguinte: Masip; Adriano, Bartra, Vermaelen e Mathieu; Rafinha, Sergio Roberto e Xavi; Pedro, Messi e Neymar.