Após 19 anos, Puyol se despede do Barcelona: “Dei tudo por este clube”

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2014 11h39

O veterano zagueiro Carles Puyol anunciou que vai deixar o Barça em junho

EFE Carles Puyol

Um dos atletas mais vitoriosos e importantes da história do Barcelona, Carles Puyol se despediu do clube catalão nesta quinta-feira, em entrevista coletiva concedida no Auditório 1899 do Camp Nou. Acompanhado por seus companheiros e também dirigentes da equipe blaugraná, o zagueiro mostrou emoção em suas palavras e destacou sua passagem pela equipe espanhola.

“Dei tudo pelo Barcelona e pelo futebol. Gostaria de ser lembrado como alguém que deu tudo de si. É um orgulho ser parte da história deste clube, mas a história é formada por todos”, afirmou o defensor.

Criado nas categorias de base da agremiação catalã, Puyol chegou ao Barcelona há 19 anos. Em 1999, após jogar nas divisões inferiores, foi promovido ao elenco profissional, onde encontrou jogadores já consagrados, como o brasileiro Rivaldo. Desde então, se tornou peça fundamental na equipe blaugraná e também na seleção espanhola, exercendo função técnica e também de liderança.

Ao todo, o zagueiro conquistou 21 títulos pelo Barcelona, incluindo hexacampeonato espanhol, tricampeonato da Liga dos Campeões da Europa e bicampeonato do Mundial de Clubes. Pela seleção de seu país, Puyol disputou três edições da Copa do Mundo (2002, 2006 e 2010), sendo capitão na conquista do inédito título na África do Sul. Além disso, também levantou o troféu do bicampeonato da Eurocopa, em 2008 e 2012, e foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.

“É difícil eleger apenas um momento de minha carreira. O melhor é aquele em que Abidal levantou o troféu da Liga dos Campeões. Foi um exemplo de vida por não ter baixado a guarda mesmo depois de ter lutado tanto”, completou o zagueiro, lembrando a situação vivida em 2011, quando o lateral esquerdo francês ergueu a taça após se recuperar de câncer no fígado.

Aos 36 anos, o defensor tem futuro incerto no futebol. Cobiçado por clubes de campeonatos de menor expressão, como Catar e Estados Unidos, Puyol descartou acertar com nova equipe imediatamente. Atrapalhado por problemas físicos nos últimos anos, principalmente nesta temporada, em que disputou apenas 12 partidas, o zagueiro planeja conseguir plena recuperação.

“Minha ideia é me recuperar. Como joguei poucas partidas aqui nos últimos meses, dificilmente conseguirei mudar isso em outro time. Tenho que recuperar meu joelho direito para praticar esporte”, encerrou o atleta.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.