Após atentados, amistoso da Bélgica é transferido para Portugal

  • Por Agência Estado
  • 23/03/2016 10h08

Bélgica foi alvo de ataques terroristas assumidos pelo Estado Islâmico na última terça-feira

Sergey Dolzhenko/EFE Bélgica foi alvo de ataques terroristas assumidos pelo Estado Islâmico na última terça-feira

A Real Federação de Futebol da Bélgica (KBVB) anunciou nesta quarta-feira a transferência do amistoso contra a seleção de Portugal, que seria disputado em Bruxelas, para a cidade portuguesa de Leiria. A data da partida foi mantida para o dia 29, próxima terça. A alteração se deve aos atentados ocorridos em Bruxelas nesta terça.

No início desta quarta, a Federação da Bélgica chegou a anunciar o cancelamento da partida, por motivos de segurança. Mas, após conversar com dirigentes portugueses, chegou a um acordo para realizar a partida em Leiria. A alteração foi proposta pela seleção portuguesa, que manteve até o horário da partida (20h45 na Bélgica). 

“A Real Federação de Futebol da Bélgica agradece a flexibilidade, disponibilidade e solução oferecida pela Federação de Portugal”, anunciou a entidade belga, em nota. “A federação portuguesa manifestou sua total solidariedade à federação belga em razão deste momento difícil e triste.”

Antes da transferência, a entidade da Bélgica já planejava até reembolsar os torcedores pelos ingressos já vendidos. Após a mudança, a federação não informou se manterá a decisão, uma vez que muitos torcedores não poderão se deslocar até Portugal para assistir ao jogo, um amistoso de preparação para a Eurocopa. 

Apesar do clima de insegurança na Bélgica, a federação confirmou o treino marcado para a tarde desta quarta, no estádio King Baudouin. Mas informou que a atividade será realizada com os portões fechados, sem a presença de torcida e imprensa. Na sequência, o técnico Marc Wilmots concederá entrevista coletiva normalmente.

Na terça, a seleção belga havia cancelado o treino em razão dos atentados terroristas. Explosões no aeroporto internacional Zaventem e na estação de metrô Malbeek, na capital do país, deixaram 31 mortos e 220 feridos. O Estado Islâmico assumiu a autoria dos ataques. 

Em 17 de novembro do ano passado, um dia após os atentados em Paris, a seleção belga também cancelou um amistoso que aconteceria em Bruxelas, na ocasião contra a seleção espanhola.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.