Após recorde nos 200m borboleta, Leonardo de Deus mira medalha olímpica

  • Por Bruno Bataglin/Jovem Pan
  • 10/04/2015 22h20
  • BlueSky

Leonardo de Deus bateu recorde mundial de 2015 nos 200m borboleta e está confiante

CBDA/divulgação Leonardo de Deus

O nadador Leonardo de Deus, do Corinthians, está brilhando no Troféu Maria Lenk. Na última quinta-feira (9), ele não deu chances aos adversários e fez o melhor tempo mundial em 2015 nos 200m borboleta, prova que é sua especialidade, com a marca de 1min55s19. Depois de conseguir o feito, o atleta concedeu entrevista exclusiva ao Jovem Pan Online e falou sobre sua preparação para o Mundial de Kazan (RUS), que será realizado neste ano, para os Jogos Pan-Americanos de 2015 e para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

“A gente vem treinando pesado desde o começo do ano. Passamos um mês na Espanha treinando em altitude. Competimos na França, onde eu tive um excelente resultado também. A gente fez trabalho de biomecânica, fizemos trabalho com meu fisiologista. Foi trabalho de segunda a sábado. Chegando no Maria Lenk, a gente esperava estar entre os melhores. Ficamos felizes e satisfeitos de estar no topo um ano e meio antes das Olimpíadas. Estamos no caminho certo”, disse Leonardo. “Quando a gente chega disputando cabeça a cabeça, centésimo a centésimo, com os melhores do mundo, a gente ‘chama’ os adversários. Eles ficam espertos que eu já estou nadando bem. É mais um jogo psicológico meu com os outros atletas mundo afora. Eles veem que o brasileiro está nadando bem, que ele já fez a melhor marca do mundo. Fazer a melhor marca do mundo antes das principais competições já mostra que você está no caminho certo”, prosseguiu.

O excelente resultado conquistado nos 200m borboleta motiva o nadador antes do Mundial e, sobretudo, do Pan-Americano, competição na qual ele tenta buscar o bicampeonato, já que ele faturou o ouro na mesma prova em Guadalajara, há quatro anos.

“Com certeza me motiva ainda mais. Eu ainda vou fazer uma altitude antes do Pan-Americano e do Mundial de Kazan. Vou para os Estados Unidos e passar mais um mês treinando. Estou muito motivado e feliz com a minha natação, com o meu trabalho. Estou acreditando como eu nunca acreditei que pudesse conseguir”, frisou.

Quanto ao recorde mundial dos 200m borboleta, de 1min51s51, que pertence ao norte-americano Michael Phelps, o nadador do Corinthians não tem muitas esperanças de chegar perto da marca, já que esse tempo foi cravado na era dos tão polêmicos trajes tecnológicos.

“Eu acho difícil, sem os trajes tecnológicos, repetir os tempos. Duvido até que ele faça novamente (risos). O traje de borracha faz muita diferença, pois ele te mantinha em cima na água. Ficava mais fácil nadar nos finais de prova e melhorava o tempo. Agora, como usa só o calção de nado, você cansa e a primeira coisa que acontece é que você afunda. Gera mais arrasto e você nada mais devagar”, observou.

Por fim, Leonardo de Deus assegurou estar confiante em termos de medalha nos 200m borboleta e não escondeu que essa é sua principal prova.

“Com certeza. Eu nadei os 400m livre e bati o recorde sul-americano. Fiquei muito feliz. A prova dos 200m borboleta é minha prova principal, é a prova na qual eu estou melhor ranqueado em nível mundial. É a prova na qual eu aposto todas as minhas fichas. Mas eu estou treinando 400m livre para dar uma base de resistência nos meus 200m borboleta, eu treino o 200m costas, que me dá uma força a mais na perna. Mas é tudo visando os 200m borboleta”, finalizou.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.