Árbitro de vídeo “marca gol”, e Chile estreia com vitória sobre Camarões

  • Por EFE
  • 18/06/2017 17h38 - Atualizado em 29/06/2017 00h42
EFE Vidal e Sánchez comemoram o segundo gol da seleção chilena Vidal e Sánchez comemoram o segundo gol da seleção chilena

O Chile sofreu, mas conseguiu bater neste domingo Camarões por 2 a 0 na Otkrytiye Arena, em Moscou, quebrando um jejum em jogos contra seleções africanas e largando na frente do grupo B da Copa das Confederações, em duelo que teve gol anulado no campo, mas validado pela arbitragem de vídeo.

O primeiro gol da partida foi feito pelo meia Arturo Vidal aos 36 minutos do segundo tempo, completando de cabeça um preciso cruzamento do atacante Alexis Sánchez, que havia saído do banco de reservas no início da etapa complementar.

O jogador do Arsenal havia perdido os treinos de sexta-feira e sábado por causa de dores no tornozelo esquerdo e acabou poupado pelo técnico argentino Juan Antonio Pizzi. O goleiro Claudio Bravo, por sua vez, sequer foi relacionado, com uma lesão na panturrilha esquerda.

Nos acréscimos, o atacante Eduardo Vargas balançou as redes, mas a arbitragem anulou o lance, alegando impedimento do ex-jogador do Grêmio na origem da jogada. A equipe de revisão de vídeo, coordenada na partida pelo francês Clément Turpin, alertou o esloveno Damir Skomina sobre o erro, e o gol foi validado.

Antes, aos 45 minutos do primeiro tempo, o mesmo Vargas havia recebido na entrada da área e tocado na saída de Ondoa. Os árbitros auxiliares de vídeo checaram as imagens e avisaram que o lance era irregular, o que resultou na anulação do gol.

Mais cedo, outro gol chegou a ser comemorado, mas invalidado em seguida por causa do novo sistema, que flagrou um impedimento em jogada que resultou com Nani balançando as redes para Portugal no empate com o México em 2 a 2, na Kazan Arena, em duelo pelo grupo A.

Esta foi a primeira vez em competições organizadas pela Fifa que os campeões da Copa América conseguiram superar um representante africano. Na Copa do Mundo de 1982, os chilenos foram derrotados pela Argélia por 3 a 2, e 16 anos depois, na edição do torneio disputada na França, empataram com os próprios camaroneses em 1 a 1.

Nesta segunda-feira, às 12h (de Brasília) no Estádio Olímpico Fisht, em Sochi, Austrália e Alemanha completarão a primeira rodada do grupo B e da Copa das Confederações.

Na próxima quinta-feira haverá novas partidas pela chave, com os camaroneses encarando os australianos no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, pouco antes de os chilenos se encontrarem com os atuais campeões mundiais na Kazan Arena.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.