Árbitros pedem respeito e ameaçam parar Campeonato Brasileiro

  • Por Jovem Pan
  • 26/09/2014 19h05

Jogadores do São Paulo reclamam após Luiz Flávio de Oliveira marcar toque de mão de Antonio Carlos na área

Folhapress Jogadores do São Paulo reclamam com árbitro após pênalti

Em meio a vários protestos de jogadores, técnicos e dirigentes sobre os erros da arbitragem no Campeonato Brasileiro, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) prometeu paralisar o Nacional. Em manifesto divulgado nesta sexta-feira, a entidade acredita que as críticas visam esconder a crise técnica do futebol brasileiro, transferindo a culpa do mau futebol à arbitragem, e reclamam de falta de respeito;

A proposta de paralisação defendida pela entidade será discutida em assembleia-geral, e caso não haja uma ação enérgica da CBF e do STJD, punindo com rigor as ofensas, o Campeonato Brasileiro pode ser paralisado. Segundo o presidente da ANAF, Marco Antônio Martins, “os árbitros estão indignados e querem parar o campeonato. O nível técnico da competição é baixíssimo e querem jogar a culpa da derrota no árbitro. Isto é um desrespeito à figura do arbitro, que tem o papel de comandar a partida”.

Essa manifestação vem após dois jogadores reclamarem diretamente nas cameras de televisão sobre a crise técnica vivida pelos árbitros. O primeiro foi Emerson Sheik, que após ser expulso no jogo entre Botafogo e Bahia se dirigiu a uma câmera e apenas disse: “Vergonha, vergonha, vergonha”. Na noite da última quinta-feira foi a vez de Richarlyson. Após ser substituído na partida contra o Palmeiras no Pacaembu, o jogador disparou contra o juiz Wilton Pereira Sampaio, que o puniu com cartão amarelo em jogada de cobrança de lateral.

A arbitragem vem sendo um dos asssuntos mais polêmicos neste Brasileirão, com alto número de pênaltis, faltas e impedimentos a arbitragemÁrbio. Um dos consultores de arbitragem da FIFA disse que os pênaltis marcados no Brasil estão errados, como os casos de bola na mão que houve na partida entre Flamengo e Corinthians (Fagner), Fluminense e Palmeiras (Renato), no clássico entre Corinthians e São Paulo (Antonio Carlos) e Santos e Figueirense (Alison).

Na contramão, o consultor da CBF disse que os árbitros brasileiros foram instruídos por um membro da FIFA, Jorge Larrionda, a marcar pênaltis nestes lances.

Confira a nota na íntegra:

A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) ameaça paralisar o Campeonato Brasileiro em protesto contra a falta de respeito ao árbitro. Na opinião da entidade, as críticas e reclamações de jogadores, treinadores e dirigentes visam esconder a crise técnica do futebol brasileiro, transferindo a culpa do mau futebol à arbitragem.

A proposta de paralisação defendida pela Anaf será discutida em assembleia-geral, caso não houver uma ação enérgica da CBF e do STJD, punindo com rigor as ofensas. “Os árbitros estão indignados e querem parar o campeonato. O nível técnico da competição é baixíssimo e querem jogar a culpa da derrota no árbitro. Isto é um desrespeito à figura do arbitro, que tem o papel de comandar a partida”, afirma o presidente da Anaf, Marco Antônio Martins.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.