Árbitros pedem respeito e ameaçam parar Campeonato Brasileiro

  • Por Jovem Pan
  • 26/09/2014 19h05
  • BlueSky
<p>Jogadores do São Paulo reclamam após Luiz Flávio de Oliveira marcar toque de mão de Antonio Carlos na área</p> Folhapress Jogadores do São Paulo reclamam com árbitro após pênalti

Em meio a vários protestos de jogadores, técnicos e dirigentes sobre os erros da arbitragem no Campeonato Brasileiro, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) prometeu paralisar o Nacional. Em manifesto divulgado nesta sexta-feira, a entidade acredita que as críticas visam esconder a crise técnica do futebol brasileiro, transferindo a culpa do mau futebol à arbitragem, e reclamam de falta de respeito;

A proposta de paralisação defendida pela entidade será discutida em assembleia-geral, e caso não haja uma ação enérgica da CBF e do STJD, punindo com rigor as ofensas, o Campeonato Brasileiro pode ser paralisado. Segundo o presidente da ANAF, Marco Antônio Martins, “os árbitros estão indignados e querem parar o campeonato. O nível técnico da competição é baixíssimo e querem jogar a culpa da derrota no árbitro. Isto é um desrespeito à figura do arbitro, que tem o papel de comandar a partida”.

Essa manifestação vem após dois jogadores reclamarem diretamente nas cameras de televisão sobre a crise técnica vivida pelos árbitros. O primeiro foi Emerson Sheik, que após ser expulso no jogo entre Botafogo e Bahia se dirigiu a uma câmera e apenas disse: “Vergonha, vergonha, vergonha”. Na noite da última quinta-feira foi a vez de Richarlyson. Após ser substituído na partida contra o Palmeiras no Pacaembu, o jogador disparou contra o juiz Wilton Pereira Sampaio, que o puniu com cartão amarelo em jogada de cobrança de lateral.

A arbitragem vem sendo um dos asssuntos mais polêmicos neste Brasileirão, com alto número de pênaltis, faltas e impedimentos a arbitragemÁrbio. Um dos consultores de arbitragem da FIFA disse que os pênaltis marcados no Brasil estão errados, como os casos de bola na mão que houve na partida entre Flamengo e Corinthians (Fagner), Fluminense e Palmeiras (Renato), no clássico entre Corinthians e São Paulo (Antonio Carlos) e Santos e Figueirense (Alison).

Na contramão, o consultor da CBF disse que os árbitros brasileiros foram instruídos por um membro da FIFA, Jorge Larrionda, a marcar pênaltis nestes lances.

Confira a nota na íntegra:

A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) ameaça paralisar o Campeonato Brasileiro em protesto contra a falta de respeito ao árbitro. Na opinião da entidade, as críticas e reclamações de jogadores, treinadores e dirigentes visam esconder a crise técnica do futebol brasileiro, transferindo a culpa do mau futebol à arbitragem.

A proposta de paralisação defendida pela Anaf será discutida em assembleia-geral, caso não houver uma ação enérgica da CBF e do STJD, punindo com rigor as ofensas. “Os árbitros estão indignados e querem parar o campeonato. O nível técnico da competição é baixíssimo e querem jogar a culpa da derrota no árbitro. Isto é um desrespeito à figura do arbitro, que tem o papel de comandar a partida”, afirma o presidente da Anaf, Marco Antônio Martins.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo