Argélia atropela a Coreia do Sul e vence a primeira em Copas desde 1982

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2014 17h53

Com primeiro tempo arrasador AFP Argélia vence a Coreia do Sul na Copa

Após sofrer uma dura derrota para a Bélgica na estreia, a Argélia entrou em campo neste domingo (22), no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), disposta a apagar a má impressão deixada depois do primeiro jogo e se reabilitar. E enfrentando uma frágil Coreia do Sul, os argelinos não deram chances para os asiáticos e venceram pelo placar de 4 a 2. É a primeira vitória da Argélia em Copas do Mundo desde 1982, quando derrotou o Chile, pelo placar de 3 a 2.

Com o resultado conquistado no sul do Brasil, os africanos conquistam seus primeiros três pontos na Copa do Mundo e assumem a vice-liderança do grupo H, ficando somente atrás da Bélgica, que superou a Rússia por 1 a 0, também neste domingo, e chegou aos seis pontos. Já a Coreia do Sul tem apenas um ponto, mesma quantidade da Rússia, mas fica na lanterna da chave, pois tem saldo de gol pior do que os representantes do Leste Europeu (-2 contra -1 da Rússia).

A Argélia fez três gols logo no primeiro tempo, quando Slimani, Halliche e Djabou já deixaram a seleção com grande vantagem antes da ida aos vestiários. No segundo tempo, Son diminuiu para a Coreia logo nos primeiros minutos, Brahimi fez o quarto da Argélia pouco depois, e Koo anotou o segundo da Coreia, mas os gols pararam por aí.

Na terceira e última rodada do grupo H, a Argélia mede forças com a Rússia, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), e a Coreia do Sul terá pela frente a Bélgica, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP). Os dois jogos estão marcados para as 17h (de Brasília) da próxima quinta-feira (26).

O jogo – A Argélia começou mais incisiva e, logo no início da partida, aos três minutos, um lance polêmico gerou reclamação por parte de alguns argelinos. Em boa jogada individual de Feghouli, o astro da seleção africana foi derrubado dentro da área, mas o árbitro não marcou pênalti.

Seis minutos mais tarde, após cruzamento, Slimani recebeu cruzamento e cabeceou com perigo, mas a bola passou à direita do gol defendido por Sung Ryong.

Depois de os primeiros minutos serem de domínio argelino, a Coreia do Sul equilibrou um pouco as ações e passou a não deixar os rivais tanto tempo com a bola. Apesar disso, foi a Argélia que novamente teve uma chance de inaugurar o marcador, aos 20, mas Slimani não conseguiu dominar a bola depois do cruzamento e perdeu a oportunidade.

A insistência da Argélia surtiu efeito aos 25. Recebendo ótimo lançamento, Slimani se livrou dos marcadores e tocou com categoria na saída do goleiro sul-coreano para fazer 1 a 0.

Mal haviam terminado de comemorar o primeiro gol, os argelinos tiveram mais um motivo para comemorar. Aos 27, depois de cobrança de escanteio efetuada por Djabou, Halliche cabeceou firme e ampliou a vantagem para 2 a 0.

A Argélia se empolgou bastante dentro de campo e não demorou a, novamente, tirar o grito de gol da garganta de seus fanáticos torcedores. Após os gritos de “olé”, Slimani fez bela jogada do lado esquerdo e deu bela assistência para Djabou que, sozinho dentro da área, tocou no cantinho esquerdo do gol de Sung Ryong. Era o 3 a 0.

A Coreia do Sul não teve a mínima chance de diminuir no primeiro tempo e a partida chegou ao intervalo com grande vantagem a favor dos africanos.

O segundo tempo começou movimentado e, já aos quatro minutos, a Coreia do Sul conseguiu diminuir a desvantagem no placar. Aos seis minutos da etapa complementar, Son Heung Min, o ‘Neymar’ sul-coreano, recebeu dentro da área, girou e chutou entre as pernas do zagueiro M’Bolhi para diminuiu: 3 a 1.

Aos 14, o arqueiro argelino apareceu muito bem para evitar o segundo gol dos asiáticos. Ki dominou e bateu da intermediária, buscando o ângulo esquerdo da meta da Argélia, mas o goleiro se esticou todo e fez a defesa.

A alegria dos sul-coreanos pouco durou. Com 16 minutos do segundo tempo, Brahimi fez jogada individual, tabelou com Feghouli e tocou na saída do goleiro. Brahimi foi o responsável pelo 4 a 1.

Dez minutos após o quarto gol da Argélia, Son cruzou para Koo e ele não desperdiçou, diminuindo novamente a desvantagem para dois gols: 4 a 2.

Os treinadores mexeram em suas equipes e a Coreia tentava seus últimos esforços para tentar um empate surpreendente, mas os asiáticos, tendo jogado mal na maioria da partida, não conseguiram reagir e o triunfo ficou com os representantes da África. Festa argelina no estádio Beira-Rio!

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.