Arquivo do Uberreich: Universidade “Grandes Momentos do Esporte”

  • Por Thiago Uberreich
  • 21/07/2015 13h04
Reprodução Youtube Grandes Momentos do Esporte

 

Imagine uma universidade com as seguintes disciplinas: “História das Copas do Mundo”, “História do Campeonato Paulista”, “História do Campeonato Brasileiro”, “História dos clubes”, “Música e futebol”, “Craques do passado”, Jogos inesquecíveis”, “Grandes duelos”, Literatura e futebol”, além de matérias optativas como: “Futebol de fábrica” e “Futebol e as estradas de ferro”. Os professores seriam: Luis Alberto Volpe, Helvídio Mattos, Hélio Alcântara, Vladir Lemos e André Ribeiro.

A biblioteca da universidade teria o nome de “Michel Laurence”. Quem é apaixonado por futebol já percebeu que essa é uma alusão a um dos programas de maior qualidade da TV brasileira e que infelizmente já não existe mais. O “Grandes Momentos do Esporte” começou a ser exibido pela Cultura nos anos 80 e em meio a idas e vindas foi extinto em 2013.

Eu passei a assistir ao programa no fim de 1990. Eu almoçava correndo e as duas da tarde de sábado já estava na frente da TV com o vídeo cassete a postos. O programa, no auge, durava duas horas. Dava tempo de assistir ao “Grandes Momentos do Esporte” e depois ver futebol na Globo ou na Band, às 16hs.

A escalada do programa tinha como trilha de fundo “Roque Santeiro – o Rock”, de Gilberto Gil. Luis Alberto Volpe citava os destaques do programa e o mais legal era no trecho da música “e tem mais, e tem mais”. Ou seja, ainda iríamos acompanhar mais atrações nas duas horas do programa.

Em meados dos anos 90 Volpe saiu da Cultura e foi para a ESPN-Brasil. O programa também perdeu muita qualidade com a saída de Helvidio Mattos, autor de reportagens inesquecíveis com Luizinho, “o pequeno polegar” e Almir Pernambuquinho. Lembro de uma entrevista com Ary Toledo em que Helvídio caía na gargalhada. Os anos se passaram e a duração do programa caiu para uma hora. Já no fim, o apresentador Hélio Alcântara tentava fazer o que podia. O programa exibia menos reportagens e mais compactos de jogos históricos.

É uma pena que o “Grandes” tenha acabado. A TV brasileira nunca foi fã da própria memória. Guardei o melhor para o fim desse texto. Citei lá em cima que assistia ao “Grandes Momentos do Esporte” com o controle do vídeo cassete nas mãos. Depois, claro, veio o DVD. Tenho praticamente gravados todos os programas de 1991 a 2013. Hoje sei que inúmeras reportagens foram apagadas dos arquivos da TV Cultura. Muito conteúdo do programa hoje está disponível no YouTube. Mas sei que tenho comigo uma preciosidade.

Abaixo a raridade, o programa de Luisinho Polegar!

 

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.