Asafa Powell volta a competir e completa 100m rasos de Lucerna em 10s30

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2014 18h04
  • BlueSky

Redação Central, 15 jul (EFE).- De volta às pistas de atletismo após a suspensão por doping, o velocista jamaicano Asafa Powell alcançou a marca de 10s30 na prova dos 100m rasos disputada em Lucerna, na Suíça, nesta terça-feira.

Medalha de bronze nos Mundiais de 2007 e 2009, o atleta foi terceiro colocado em sua série, atrás do compatriota Julian Forte, que terminou em 10s24, e de Adams Antoine, de São Cristóvão e Névis, que teve tempo de 10s29. No total das cinco provas disputadas na cidade, Powell conseguiu o quarto melhor tempo.

O jamaicano, que chegou a ser o recordista mundial da distância, com 9s74, foi punido com 18 meses de suspensão em abril pela agência jamaicana responsável pelo controle antidoping no país após um exame dar positivo com a presença do estimulante oxilofrina nos campeonatos nacionais.

A sanção teve início no dia 21 de junho de 2013, e o final estava previsto para o dia 20 de dezembro deste ano, mas a punição foi reduzida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). Após o apelo do atleta, a suspensão caiu para seis meses, o que o liberou para competir em Lucerna.

A compatriota e companheira de treinamentos Sherone Simpson, que também tinha sido punida com igual suspensão após seu exame dar positivo para a mesma substância – oxilofrina – , também teve a sanção reduzida e competiu na cidade. Com marca de 11s57 nos 100m rasos, foi a oitava colocada entre as mulheres.

Powell e Simpson apresentaram recurso à CAS para solicitar a redução da punição para três meses, com o argumento de que o resultado positivo foi consequência de uma contaminação do suplemento nutricional “Epiphany D1” por oxilofrina, substância considerada proibida.

A entidade, que julgou o caso entre 7 e 8 de julho, em Nova York, ainda não publicou o texto completo de sua resolução, mas habilitou ambos a competir a partir do dia 18 de junho. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.