Astro do badminton é suspenso por doping, mas pode voltar nesta semana
Bangcoc, 27 abr (EFE).- O malaio Lee Chong Wei, vice-campeão mundial de badminton e líder do ranking internacional, foi suspenso por oito meses por cometer uma infração de doping, anunciou nesta segunda-feira a Federação Mundial da modalidade (BWF) em comunicado.
No entanto, a suspensão começou a contar em 30 de agosto de 2014, quando foi recolhida a amostra de sangue, durante o mundial da Dinamarca, e desta forma ele já poderá voltar a competir na próxima sexta-feira.
“A amostra contém dexametasona, uma substância proibida”, disse a BWF, que, ao mesmo tempo, admitiu que não houve por parte do malaio intenção de enganar.
Nop último dia 11, Lee depôs na comissão antidoping da federação mundial e reconheceu que ingeriu dexametasona, um potente glucocorticoide sintético, com ações que se assemelham às dos hormônios esteroides. Contudo, ressaltou que o uso foi inconsciente, e por isso pediu para não ser punido ou que fosse aplicada uma pena reduzia.
O ministro de Juventude e Esportes da Malásia, Khairy Jamaluddin, revelou em entrevista coletiva que conversou com o atleta e que este havia lhe comunicado a decisão de continuar a carreira em alto nível.
Lee disse ao ministro que pretende competir na Copa Surdiman, realizada em meados de maio na China, e nos Jogos do Sudeste Asiático, de 5 a 16 de junho.
O vice-campeão mundial, que perdeu a final do mundial disputado em Copenhague pa o chinês Cheng Long, estava suspenso provisoriamente desde novembro. EFE
zm/dr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.