Atleta brasileira tentará bater recorde no Aconcágua nesta sexta-feira

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2015 10h47
  • BlueSky

Madri, 22 jan (EFE).- A ultramaratonista Fernanda Maciel tentará nesta sexta-feira bater o recorde de subida e descida em velocidade do Aconcágua, o ponto mais alto das Américas, com 6.962 metros de altura.

“Ficamos esperando uma boa janela meteorológica, que nos permitisse enfrentar este desafio com certas garantias de sucesso. Parece que neste fim de semana iremos contar com um clima mais ou menos propício”, afirmou a mineira.

Até hoje, nenhuma mulher conseguiu completar este percurso em velocidade na montanha argentina. O recordo masculino está em poder do espanhol Kilian Jornet, que dois meses atrás levou 12 horas e 49 minutos para realizar a façanha.

Técnico da brasileira, o espanhol José Antonio de Pablos explicou que o registro da tentativa de recorde é computado a partir da entrada do Parque de Aconcágua, no posto de Horcones, a 2.950 metros, até o pico, depois o retorno se dará até o ponto de largada.

Fernanda Maciel é corredora internacional do clube The North Face, com grande experiência em corridas de montanha e ultrarunning. Entre seus feitos, está o título do Everest Trail Race em 2013. A prova disputada no Nepal teve duração de seis dias.

A atleta está na reta final de um processo de aclimatação, depois de passar por diferentes alturas, entre 4.300 metros até os 6.200 metros.

“Estou preparada para tentar realizar um sonho: subir o mais rápido possível a cúpula mais alta do meu continente. É um sonho pessoal antigo e acho que já estou pronta. Com motivação, espírito forte, cabeça e coração”, escreveu Fernanda em seu blog. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.