Barcelona anuncia contratação do uruguaio Luis Suárez

  • Por Jovem Pan
  • 11/07/2014 09h01
Reprodução/Barcelona Luis Suárez é o novo reforço do Barcelona

Artilheiro da última edição do Campeonato Inglês e principal referência da seleção uruguaia, o atacante Luis Suárez é o novo reforço do Barcelona. Em nota divulgada em seu site oficial, nesta sexta-feira, o clube blaugraná confirmou a contratação do atleta sul-americano, que estava no Liverpool desde 2011 e assinará vínculo válido por cinco anos.

Caso não haja surpresas, Suárez desembarcará em território catalão na próxima semana para realizar exames médicos e assinar contrato válido por cinco temporadas. Apesar de o Barcelona não ter divulgado os valores oficiais, a imprensa espanhola, através de jornais como Mundo Deportivo e Marca, especula que o valor da transação é de 81 milhões de euros (aproximadamente R$244,8 milhões).

Apesar do acerto, o atacante poderá atuar pelo time blaugraná apenas em outubro, já que cumpre suspensão imposta pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) de ficar quatro meses afastado do futebol profissional. Em junho deste ano, o uruguaio mordeu o zagueiro Giorgio Chiellini durante a vitória de sua seleção por 1 a 0 sobre a Itália, em partida válida pela fase de grupos da Copa do Mundo.

Criado nas categorias de base do Nacional, Luis Suárez chegou ao futebol profissional em 2005 e, desde então, atuou ainda por Groningen (Holanda), Ajax (Holanda) e Liverpool (Inglaterra). Além disso, defende a seleção uruguaia desde 2007, tendo disputado duas edições da Copa do Mundo (2010 e 2014). O jogador viveu seu auge na última temporada, quando marcou 31 gols em 37 partidas pela equipe britânica.

Agora, o Barcelona segue o projeto de reformulação de seu elenco. O goleiro Victor Valdés, o zagueiro Carles Puyol, o meio-campista Jonathan dos Santos e o atacante Alexis Sánchez já deixaram o grupo comandado pelo treinador Luis Enrique, enquanto os goleiros Ter Stegen e o Omar Bravo, os meio-campistas Ivan Rakitic e Alen Halilovic, e o atacante Luis Suárez foram contratados.