Bayern de Munique tenta nova dobradinha contra embalado Borussia Dortmund
Rodrigo Zuleta.
Berlim, 16 mai (EFE).- O Bayern de Munique tentará neste sábado contra o Borussia Dortmund conquistar a Copa da Alemanha e fazer pela segunda vez seguida a dobradinha dentro do país, já que o bicampeonato nacional foi garantido com grande antecedência.
Curiosamente, o time aurinegro ganhou status de favorito nas últimas semanas, já que cresceu de produção, obtendo sete vitórias e dois empates nos nove jogos finais do Campeonato Alemão. A equipe bávara, ainda atual campeã da Europa, vem patinando.
Para o Bayern, a decisão é a oportunidade de fechar com sucesso a temporada. Invencível durante meses e campeão com grande vantagem no nacional, o time de Munique teve queda no rendimento, foi eliminado na Liga dos Campeões com uma goleada em casa para o Real Madrid e viu seu esquema tático ser questionado.
A final é um tira teima do duelo entre o futebol rápido e direto do Dortmund e de seu técnico Jürgen Klopp, com o jogo de posse de bola do Bayern de Guardiola. No Alemão, cada equipe obteve uma vitória fora de casa por 3 a 0. Na Supercopa da Alemanha, o Borussia ganhou por 4 a 2.
Apesar do amplo domínio da equipe vermelha no Campeonato Alemão, a partida deste sábado é vista como a chance de repetir as duas conquistas nacionais do ano passado e manter a hierarquia no futebol do país.
“Trata-se de mostrar quem manda na Alemanha”, disse o meia-atacante Thomas Müller, do Bayern de Munique.
Desde a chegada de Klopp ao banco de reservas do Borussia Dortmund, a equipe passou por um processo de crescimento que a transformou na segunda força do país. Em 2011 e 2012 a equipe se sagrou bicampeã alemã e desafiou a posição da equipe bávara.
Na final da Copa da Alemanha de 2012, o Dortmund coroou esse período vencedor com uma contundente vitória por 5 a 2, que até hoje incomoda os torcedores do Bayern.
O time de Munique, por sua vez, é o único que conseguiu os dois títulos da Alemanha duas temporadas seguidas (2004/2005 e 2005/2006) e pode repetir o feito neste sábado.
Para ser campeão, no entanto, o técnico Josep Guardiola terá que superar a ausência de Bastian Schweisteiger, que não viajou para Berlim devido a uma lesão no joelho esquerdo, e com isso virou dúvida até para a Copa do Mundo.
Outro problema é o francês Franck Ribèry, que está com problemas nas costas e não tem condições de atuar os 90 minutos. Assim, o meia-atacante deve ficar no banco e abrir espaço para a entrada de Mario Götze.
Pelo lado do Dortmund, Robert Lewandowski saiu do treino de quinta-feira mais cedo, mas disse que foi apenas uma medida de precaução. O atacante, que fará seu último jogo pelo clube antes de se transferir para o Bayern, garantiu que está focado em conquista o título.
“No momento, eu não estou interessado nos meus novos patrões. Eu sou muito profissional para deixar isso me distrair”, disse em declarações publicadas pelo jornal “Bild”.
None
Prováveis escalações:
Borussia Dortmund: Weidenfeller; Piszczek, Sokratis, Hummels, Schmelzer; Jojic, Sahin, Mhkitaryan, Reus e Grosskreutz; Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp.
Bayern de Munique: Neuer; Rafinha, Boateng, Dante e Alaba; Javi Martínez, Lahm, Kroos, Robben e Götze; Müller. Técnico: Josep Guardiola.
Árbitro: Florian Meyer, auxiliado por Frank Willenborg e Christoph Bornhorst.
Estádio: Olímpico de Berlim (Alemanha). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.