Beckenbauer recebeu 5,5 milhões de euros por cargo honorário na Copa de 2006
Um dos principais nomes da história do futebol alemão, Franz Beckenbauer recebeu 5,5 milhões de euros de um patrocinador em 2006, um pagamento que não foi esclarecido e que teria ligação com o cargo honorário de presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006 realizada no país.
A Federação Alemã de Futebol (DFB) confirmou que o ex-jogador recebeu essa quantia da empresa Oddset depois de o pagamento ter sido revelado nesta terça-feira pela revista “Der Spiegel”.
A Oddset é uma patrocinadora da DFB e, de acordo com as fontes consultadas pela “Der Spiegel”, teria pago o montante a Beckenbauer antes da realização do Mundial. O jogador afirmava, ao assumir a presidência do Comitê Organizador, que o cargo era honorário.
A nova polêmica se soma às suspeitas de corrupção existentes sobre a Copa do Mundo da Alemanha e ao pagamento de 6,7 milhões de euros feito pelo ex-diretor da Adidas Louis Dreyfus à Fifa.
A Procuradoria da Suíça tem investigações abertas sobre lavagem de dinheiro e desvio, além de outras acusações, contra Beckenbauer e dois ex-presidentes da DFB, Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger.
Já a Procuradoria de Frankfurt move ações por evasão fiscal contra os dois ex-presidentes da federação e também contra o ex-secretário-geral do órgão, Horst R. Schmidt.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.