Bélgica vence Coreia do Sul e fecha primeira fase com 100% de aproveitamento

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2014 18h58
Belgium's defender and captain Jan Vertonghen celebrates after scoring during a Group H football match between South Korea and Belgium at the Corinthians Arena in Sao Paulo during the 2014 FIFA World Cup on June 26, 2014. AFP PHOTO/ MARTIN BUREAU AFP Confira imagens do duelo entre Coreia do Sul x Bélgica

A Bélgica não jogou bem novamente, mas conseguiu mais uma vitória apertada, no fim da partida. Com gol impedido de Vertonghen, os europeus bateram a Coreia do Sul por 1 a 0, na tarde desta quinta-feira, na Arena Corinthians, em São Paulo. Os belgas terminam a primeira fase com 100% de aproveitamento e pegam os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo.

O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Vertonghen, após o goleiro espalmar a bola praticamente nos seus pés.

Os “Diabos Vermelhos” encaram os norte-americanos na próxima terça-feira, na Fonte Nova, em Salvador, na briga por uma vaga nas quartas de final do Mundial.

Desinteresse, expulsão e poucas chances de gol

Classificados para as oitavas de final antecipadamente, o técnico belga Marc Wilmots mandou a campo uma equipe recheada de reservas, poupando as suas maiores estrelas. Sem Hazard e De Bruyne para criarem as jogadas, a seleção europeia procurava explorar a velocidade de Mertens e Mirallas pelas pontas.

Enquanto isso os coreanos, que ainda sonham com uma remota, mas possível classificação tentavam surpreender no contra-ataque. Aos 9, Gwon dominou a bola dentro da área e mandou uma bomba para a arquibancada, sem assustar Courtois.

Vanden Borre deu a resposta para a Bélgica, fez linda jogada pela direita e caiu na área pedindo pênalti, ignorado pelo árbitro Benjamin Williams da Austrália.

Mertens teve grande chance de tirar o zero do placar aos 24, após bobeada da defesa sul-coreana, mas finalizou muito mal por cima do gol de Kim.

Com a partida muito equilibrada e com dificuldade de ambas as seleções em encontrarem espaços, os chutes de longa distância viraram uma importante arma e foi assim que a Coreia do Sul encontrou a sua melhor chance. Ki carregou a bola no meio e mandou uma bomba para a defesa do arqueiro adversário.

No minuto seguinte, em bola alçada na área, Lombaerts se atrapalhou e quase marcou contra. Defour salvou quase em cima da linha para manter a invencibilidade belga no Mundial. O volante do Porto deixou a sua equipe desfalcada quase no fim da primeira etapa, após ser expulso por conta de uma entrada forte em Kim.

Substituições melhoram a partida

Com um a mais, os sul-coreanos procuraram tocar mais a bola para abrir a defesa belga e conseguir incomodar Courtois, mas a falta de qualidade deixava a missão mais difícil. Os asiáticos tiveram boa chance com Lee, que subiu sozinho de cabeça e mandou mal pela linha de fundo, logo aos 6 minutos.

Mesmo com um a menos, Wilmots não abdicou do ataque e viu o seu país quase vencer a barreira coreana com Mertens, que finalizou de fora da área e obrigou o goleirão a fazer grande defesa.

O ex-atacante mandou para campo Chadli para trabalhar mais a bola e sacou Mertens para mandar Origi a campo, homem com mais presença de área.

As duas seleções não demonstravam muita vontade de tirar o placar do zero, até que o camisa 17 resolveu aparecer. Origi recebeu na frente e mandou no gol. Kim espalmou para o meio da área e Vertonghen, em posição de impedimento, empurrou para o fundo da rede.

A Coreia do Sul não conseguia criar jogadas de perigo e parecia que a Bélgica tinha um a mais na Arena Corinthians. A melhor chance aconteceu quase nos acréscimos, quando Lee desviou cruzamento de letra e Courtois defendeu com o peito.

Após o apito final, a Bélgica pode comemorar a classificação e o fato inédito de ter avançado pela primeira a fase final com três vitórias.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.